Beto Richa já não comanda mais o governo do Paraná

psdb_paranaOs servidores públicos, em especial os educadores em greve, não têm interlocução com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), porque ele não está mais no comando há dias.

Nesta segunda-feira, dia 25, a educação completará um mês de paralisação sem que o tucano apresente uma solução concreta para pôr fim ao movimento que conta com 98% do apoio da sociedade.

Informalmente, quem dá as cartas é o interventor nacional do PSDB, Mauro Ricardo Costa, nomeado para cuidar das finanças do estado. O moço, importado da Bahia, é homem de confiança de Aécio Neves, FHC e José Serra.

Mauro Ricardo é uma pequena amostra do que seria o país num eventual governo do PSDB sob a batuta de Aécio Neves.

Isolado, sem força, Beto Richa é pressionado inclusive pelos tradicionais aliados a renunciar ao cargo. Neste fim de semana a vice-governador, Cida Borghetti (PROS), orientada a ficar apta, desvencilhou-se do cargo da Representação do Paraná em Brasília.

Beto Richa luta, mas não tem mais forças para opor-se aos “8,17%” da data-base. O número mágico virou uma barreira moral para o governo dele, mergulhado na lama da corrupção.

Economia

A crise é agravada com denúncias de corrupção e propinas na Receita Estadual envolvendo a primeira-dama, Fernanda Richa, e o primo Luiz Abi Antoun, que esteve preso sob a acusação de fraude em licitação no governo do estado.

O jogo é de paciência. Os professores estão prestes a impor derrota histórica a Beto Richa e ao status quo. É fundamental a tranquilidade e a certeza da vitória. Não há atalho para o tucano senão a retomada do diálogo e ceder à lei.

Na Assembleia Legislativa, hoje, “Todos São Professores” e contra a intransigência do PSDB nacional – que está no comando do governo do Paraná.

Repito: Beto Richa não comanda mais o estado. É mais fácil a APP-Sindicato reabrir negociações com FHC e Aécio Neves – os verdadeiros donos do cachorro.

Esta semana será emblemática para a educação e o Paraná. É importante a firmeza dos educadores, mantendo a greve, visando vitória histórica. Sua posição orgulha o Paraná, o Brasil e o mundo, dada a magnitude que a luta tomou.

Desde sempre, o Blog do Esmael continua solidário nesta luta em defesa da educação e do Paraná.

Deixe um comentário