Dilma põe ajuste fiscal na conta dos trabalhadores; haverá reação dos sindicatos ou está tudo dominado?

A então candidata à  reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, desfilou em carro aberto ao lado do senador Roberto Requião (PMDB-PR), durante o segundo turno, nas ruas centrais de Curitiba. Foto: Geraldo Bubniak / AGB.

A então candidata à  reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, desfilou em carro aberto ao lado do senador Roberto Requião (PMDB-PR), durante o segundo turno, nas ruas centrais de Curitiba. Foto: Geraldo Bubniak / AGB.

A presidenta Dilma Rousseff (PT), contrariando seu discurso na campanha pela reeleição, anunciou ontem (29) medidas de ajuste fiscal que sacrificam benefícios sociais dos trabalhadores brasileiros.

Sob o pretexto de economizar R$ 18 bilhões — ou 03,% do Produto Interno Bruto (PIB) — a mandatária pôs a ‘crise de caixa’ na conta de programas sociais, que ela dizia não mexer “nem que vaca tussa”.

O senador Roberto Requião (PMDB), que coordenou no Paraná a campanha da petista no segundo turno, não economizou críticas e ironias a Dilma: “Nem que a vaca tussa?”, tuitou, como se dissesse “fui enganado”.

Orientado pelo futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, preposto de banqueiros e do mercado financeiro, o governo Dilma vai dificultar acesso ao pagamento de seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte, auxílio doença e seguro defeso (pago a pescador artesanal).

Em menor grau, as restrições também atingem o financiamento estudantil que passa a exigir média de 450 pontos no Enem e veto a uso simultâneo do Fies e ProUni.

O cerne da questão é: haverá reação por parte das centrais sindicais como CUT, UGT, CTB e Força Sindical ou os líderes laborais já foram abduzidos! pelo sistema governamental, através de participação em conselhos nas estatais e outras prebendas oficiais?

52 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just very new to blogs and truly enjoyed your web-site. Likely I’m want to bookmark your blog . You surely come with terrific article content. With thanks for revealing your website page.

  2. o saudades do regime militar. pelo menos nos tinha-mos boas escolas publicas,hospitais,segursnça,aumento real de salario etc… mais com o partido dos TRAIDORES so eles tem dinheiro.e o verdadeiro trabalhador cifu

  3. BOM EU SÓ AXO QUE A PARTIR DE AGORA A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL ESTA PRESTE A COMEÇAR, DILMA ESTA ACABANDO COM NOSSO BRASIL

  4. Olá , desde quando Lula assumiu a Presidencia o Paiz vem se desmontando , agora Dilma Roussef , e durante esse governo do PT só se ver corrupção , porque os Brasileiros estão convivendo com essa cituação precaria , o pior ladrão é o politico de mau carate quando rouba os cofres publicos , porque tira o envestimento da saude , educação , segurança , e do salario do trabalhador , estar de toda a população acordar e se manifestar para fazer o impechment da Presidenta Dilma Roussef , porque não dar para conviver com essa politica desastrosa que destrou o Brasil , graças a Deus que eu votei em Aecio

  5. A mudança na lei dos trabalhadores alcançará também o nordeste? Garanto que se a Dilma cortar alguns benefícios dos malditos deputados,senadores…ela economizaria muito mais de 18 bilhões na economia do Brasil. A cúpula do PT acabou com o Brasil. Nós somos roubados e não há cobertura para as perdas, no caso deste governo pilantra, eles roubam a vontade e nós repomos o dinheiro roubado. Assim caminha o lixo do PT e que o povo engula mais 4 anos da Dilma no poder.

  6. requiao seu tempo ja foi coloca um pijama e fas como o sarney ja ganharam muinto com a politica

  7. Vamos conclamar o povo Brasileiro para o impeatman da Presidente

  8. Curioso é que ela falou que o aécio mexeria no seguro desemprego e ela não mexeria num só direito dos trabalhos nem que a vaca tussa, falou que não seria tão mal carater igual ao aécio de mexer em qualquer direito trabalhista. Ou seja, a gente paga essa maldita previdência e a dilma usa para pagar os companheiros e os desvios da petrobras.

  9. Requião,vamos colocar na sua conta os maus feitos de quem vc ajudou a eleger:
    Como vemos na foto,vc desfilava com Ela na eleição pedindo apoio,agora não fuja da raia que também pagará o pato

  10. KKKKKKK! A vaca da dilma tussiu!!!!

  11. Não vejo o “Armagedom” pregado pelos colonistas de plantão e, sim, uma ajustada que há muito já se necessitava. Não tem um só direito trabalhista sendo retirado, e a vaca não tossiu. O auxilio desemprego as vezes serve de aumento salarial para alguns fora da lei. Trabalhadores malandros que, junto com empresários também malandros, que se utilizam de demissões para saque de auxílio desemprego mesmo trabalhando, daí de 6 em 6 meses muitos pilantras (dos dois lados) se utilizam de malandragem para receberem indevidamente o auxílio que, se for bem utilizado, não terá maiores problemas. Tem que mudar sim e isso (a malandragem) é mais comum do que se imagina. Trabalho com judiciário (inclusive trabalhista) e a coisa é feia. Não raro, alguns espertinhos denunciam a “manobra trabalhista” para ferrar com o patrão, mesmo sabendo que sobrará para ele também. Com um prazo maior, 1,5 anos trabalhados, melhorará, senão de vez, ao menos uma parte. Em relação ao PROUNI e o FIES, concordo também. Ou utiliza-se de um programa, ou de outro. O aluno ganha 1/2 bolsa e financia a própria meia bolsa? Está se beneficiando de um programa e de outro simultaneamente, quando poderiam ser beneficiados 02 alunos. O que está tossindo? Sinceramente, as “carpideiras” junto com a Maria louca estão enganados. Em direitos trabalhistas não se mexe. Se mexer, deixe que eu dou a notícia em primeira mão no JN.

  12. corrigindo a última frase….pode gerar uma revolta…..

  13. A privatização da Caixa foi a maior bobagem que ela está por fazer, provável que o custo disso seja muito caro. O PT passará para história como o vendedor da história do Brasil. A Caixa foi fundada por Dom Pedro II para os ex-escravos guardarem o dinheiro de seus salários. Hoje faz o lado social do governo. Governar não é fácil, mas quem viveu o drama da privatização do Banestado sabe que a privatização da Caixa pode uma revolta jamais vista na história da minha pátria.

  14. PTista é igual A CORNO APAIXONADO!
    Você fala, mostra provas, mostra fotos, mostra vídeos, explica”¦ Prova de forma clara por A + B, desenha”¦ Mas não adianta!
    E no fim, ele continua cego de amor, e você sai como errado, destruidor de lar..
    To adorando a Dilminha de vcs ferrar o povo kkkk tomaaaa bolsa familia kkkkkkkkkkk toma seus otario muito divertido ver vcs morder a lingua kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Qual é mesmo o título do artigo do Enio Verri?

  16. Se fosse o presidento Aécio talvez a coisa seria tal qual a presidenta. Mas se fosse o presidento, o PT iria partir o Brasil no meio com cut, blackblocks e afins. Vai vendo.

  17. A nossa querida PRESIDENTA DILMINHA cortou alguns direitos trabalhistas? Tô nem aí, como bom petista que sou não trabalho mesmo, que se danem.

  18. é o prenúncio da impopularidade chegando… o que isso companheiro…

  19. TÁ LÁ, NO BALAIO DO KOTSCHO, O CARA QUE FALOU, CONTOU E DISSE ISSO: ” EU NÃO SOU CONTRA O PROGRESSO, MAS APELO PARA O BOM SENSO, UM ERRO NÃO CONSERTA O OUTRO, E ISSO É O QUE EU PENSO”. Valeu, Rei. E por falar em conquistador e sedutor, e para não dizerem que tb não falei de amor, através do Balaio do Kotscho (SP), dos Blogs do Esmael Morais (PR), do Josias de Souza (DF), do Jamildo (PE), do Paulo Henrique (SP), do Brasil 247 (BR), do Sul 21 e da Rosene Oliveira (RS) e da Tribuna da Internet (RJ), entre outros, para o Brasil e o mundo, como saideira de 2014, eu digo o seguinte. Brasil, meu Brasil, chega de “mise en scène”, “misensene”, a Democracia Direta quer fazer um love com você. URGE SERMOS TODOS PRÁTICOS, SINCEROS, PROPOSITIVOS, REVOLUCIONÁRIOS, COMO CONCITOU-NOS O PAPA FRANCISCO, PORQUE AQUI, NO BRASIL, A HORA DA MMUDANÇA DE VERDADE É AGORA. Como seria se fosse ? E, com a permissão dos demais Blogueiros, em verdade eu vos digo, Caro Josias de Souza,Tancredo Neves, na melhor das hipóteses, teria sido o José Sarney,e teria levado o mesmo cacete partidário-eleitoral de Collor (ou Lula), que pariu o Itamar, o FHC, o Lula e agora a Tia Dilma, todos filhos da mesma matriz partidária-eleitoral velhaca (ou será meretriz ?), que tb não saberíamos como seria se não tivesse sido, senão em conjecturas e elucubrações cerebrinas. E o seu texto de hoje sobre Dilma, Caro Josias, bem analisado, com isenção, comprova, fartamente, a vantagem de a maioria ter votado numa candidata 5, 6, 7, ou mais, em apenas uma, a que apresentou o melhor “mise en scène”, dentro dos contornos do partidarismo-eleitoral velhaco, de modo que não há que lamentar-se o fato de não ter votado neste ou naquele outro candidato ou candidata, assim como de nada adianta o chororô dos derrotados, porque todos eles, no frigir dos ovos, não apresentaram nada de novo de verdade, nem sequer um novo blábláblá, ou lero-lero, ou trololó, de modo que agora e doravante temos apenas duas opções impostas pelo tempo e pela marcha natural da história, a saber: ou fazemos de Tia Dilma a última presidente do partidarismo-eleitoral velhaco (da “Usina do Mal”), implantando já a Democracia Direta, ou seguimos em frente como marionetes do velho “mise en scène” partidário-eleitoral velhaco, dando graças à Deus pela sua existência como contraponto ao velho golpismo-ditatorial tb velhaco, cânceres esses dos quais somos todos reféns há 125 anos. Oi, oi, oi o TreMM… Feliz 2015, Blogueiros, Amigos e Famílias. Feliz 2015 Brasil. A LUTA (Legião Unida de Trabalhadores Amigos) CONTINUA.

  20. Boa tarde Esmael

    Estou de volta, depois de um merecido descanso…

    Olha, eu votei no lula duas vezes, e na dilma uma, sendo assim eu tenho legitimidade para criticar o pt… não voto no pt nunca mais… apesar de ter votado no nobre Deputado Tadeu Veneri, pelo qual tenho enorme respeito e admiração… estou me sentindo traído e muito magoado com esses pilantras… Amo muito o Brasil, dou a minha vida pelo nosso povo e nosso modo de vida. Pego em armas o que for preciso para defender a nação… mas não vou ficar quieto com essas traições… eu venerava o lula… hoje eu tenho nojo… é um traidor… O Requião é aquele caso… quem gosta gosta, quem não gosta o abomina…

    Feliz Ano novo a Todos… E que a paz de Cristo prevaleça.

  21. Com certeza esta tudo dominado….
    cade os caras pintadas, os manifestantes do inicio do ano…
    esse é o Brasil memoria curta…

  22. Digamos que isso, é só o começo……se nós, trabalhadores assalariados, conseguirmos colocar feijão na panela em 2015, será uma conquista….dias piores virão, acreditem!!!!

  23. OS PARANAENSES ESTÃO “FRITOS EM BANHA DE GRILO!”
    JÁ NÃO CHEGA O “BETINHO PLAY (PIÁ DE PRÉDIO DAS ELITES)” COM SEUS TARIFAÇOS IMPOPULARES ANTI POVO NO PARANÁ?
    AGORA A “ENDIREITADA” PRESIDENTE DILMA VEM COM MAIS ESTA?
    JÁ NÃO CHEGA SEU MINISTÉRIO FRANKESNTEIN?

    Sobre o PT e boa parte da esquerda no Brasil faço minhas ás palavras do filósofo grego Sócrates, ou seja, “sei que não sei de tudo quanto sei!”
    Com a palavra se é que ainda existem, devem estar profundamente envergonhados com pouca vontade de dizer que são, os petistas históricos!

  24. Tá lôco sô! Sei lá. Diretamente do poços10. — http://diariodobrasil.org/?p=17849

  25. Mas alguém ainda tinha dúvida de quem iria pagar a conta da corrupção e da má administração do dinheiro público? Claro que o povo que trabalha e recolhe altos impostos para manter o assistencialismo eleitoreiro desse governo indecente.

    • qdo é que foi diferente? o povo em qualquer época da historia de humanidade, pagou a conta dos burgueses!!! Indecente é o seu comentário! MANÉ.

      • Mané é quem arranja justificativas pra defender esse governo corrupto. Trouxa!

        • OOOOOOOOOO baloarte da justiça e aqui no paraná como esta??? quem esta pagando a conta tbm.
          teu patrão playboy ta feliz em foz curtindo as cataratas mas o paranaense que paga a conta.
          o que o apolítico falou é verdade em toda a historia da humanidade quem sempre pagou foi o povo. mas vc com seu cabresto bem apertado só fala o que te é conveniente por isso o trouxa é vc!!!

  26. agora fudeu, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. nós daqui estamos em sinuca de bico, de um lado o desgoverno alucinogéno do Beto, e agora o federal tendendo para direita, não tem para onde correr, e o povo continuará a pagar as contas.

  27. Qual parte você não gostou Esmael? …

  28. COM A PALAVRA OS DILMISTAS DE CARTEIRINHA, BUTKA, MESSIAS, NUNCIO, PAULO ROSSI E ZENIR

  29. A CUT central chapa branca está mais preocupada em ter um ministério(trabalho) do que defender suas antigas bandeiras de luta que foram jogadas na lata do lixo em troca das benesses do poder.

  30. a cut é um braço do pt outras centrais terão coragem de enfrentar a dilma .

  31. quem é este senhor idoso parecido com o ditador Mussolini ao lado da presidenTA? Ou é o proprio Mussolini, parceiro do nacional-socialista (leia-se NAZISTA) hITLER?? Credo…

  32. hahahahaham, sabem o que eu acho? eu acho é pouco…kkkkkk

  33. Esse governo vai ser uma enganação. As propostas da Dilma durante a campanha, como se esperava, eram puramente eleitoreira. Tudo aquilo que ela falou que o Aécio iria fazer ela fará. O povo vai pagar a conta dos desmandos do trágico primeiro mandato e o segundo será pior. Isso é só o começo. Feliz 2014.

  34. A presidenta Dilma Rousseff (PT), contrariando seu discurso na campanha pela reeleição, anunciou ontem (29) medidas de ajuste fiscal que sacrificam benefícios sociais dos trabalhadores brasileiros.?????? Esmael. Porque esse SUJEITINHA não enxuga os ministérios? 39???? Se eliminar alguns INUTEIS destes ministérios a economia será MUITO MAIOR do que atingir os trabalhadores. Sempre o POBRE POVO braileiro tem que ser prejudicado???? FORA PT

  35. Vcs ainda acreditam no Requiao? Parem, já foi o tempo dele, a presidenta sabe o que faz.

    • Uai, mas não era o Aécio que ia mudar as Leis Trabalhistas??? A vaca não só tossiu mas FOI PRO BREJO. kkkk O PT enDIREITOU de vez … tudo por oredem do dr. Levy, discipulo do Armino fraga. Não esquecer que a Dilma é cria do PDT e não do PT apesar do Lula…

    • -Votou no PT?
      -Acreditou quando essa estelionatária disse que o Aécio iria acabar com as esmolas do governo?
      -A empresa em que você trabalha faliu e você esta desempregado?
      -Não vai conseguir a mamata do seguro desemprego porque como todo petista que se preze, você, vagabundo, não fica mais do que seis meses no emprego?
      -Sabe o que eu quero agora? -QUERO MAIS É QUE VOCÊ SE FODA!!!

      • Ta nervosinho???
        Pq tua teta dura mais 4 anos.
        teu patrão playboy faz a mesma coisa aqui no PR.
        aumenta imposto muda regra do ICMS, ta todo mundo tentando arranjar grana para limpar a cagada do primeiro mandato a Dilma tbm.
        eu tbm queria que vc se fodesse dae não votei no Beto Richa mas não deu certo vai ficar mais 4 anos mamando na teta do governo nunca vai precisar de Seguro Desemprego!

  36. A vaca tussiu e pelo jeito é tuberculose. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    E agora PT???