STF manda soltar doleiro Youssef e mais 11 presos na operação Lava Jato

do Brasil 247

Ministro do STF decide que todos os 12 presos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato devem ser soltos; inquéritos são suspensos e tem de ser remetidos ao Supremo; doleiro Alberto Youssef, ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e mais dez investigados são beneficiados; Teori Zavascki acatou reclamação de advogado de Costa, para quem o juiz federal Sérgio Moro extrapolou sua competência ao investigar o deputado André Vargas, que tem foro privilegiado; ministro registrou que inquéritos deveriam ter subido para o STF ao primeiro indício de participação do parlamentar.

Ministro do STF decide que todos os 12 presos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato devem ser soltos; inquéritos são suspensos e tem de ser remetidos ao Supremo; doleiro Alberto Youssef, ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e mais dez investigados são beneficiados; Teori Zavascki acatou reclamação de advogado de Costa, para quem o juiz federal Sérgio Moro extrapolou sua competência ao investigar o deputado André Vargas, que tem foro privilegiado; ministro registrou que inquéritos deveriam ter subido para o STF ao primeiro indício de participação do parlamentar.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou na manhã desta segunda-feira 19 a soltura dos 12 presos pela investigação Lava Jato, da Polícia Federal. Entre eles estão o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. De acordo com a decisão do ministro, todos os inquéritos também estão suspensos e devem ser remetidos à  corte suprema.

A decisão acata uma reclamação da defesa de Paulo Roberto Costa, que está preso em Curitiba, de que o juiz federal Sérgio Moro, do Paraná, extrapolou sua competência ao investigar um parlamentar: o deputado André Vargas, ex-PT, que tem foro privilegiado e deveria ser investigado pelo STF.

Na semana passada, o juiz paranaense enviou para o Supremo parte da investigação que diz respeito a Vargas !“ a PF flagrou mensagens trocadas entre o deputado e o doleiro Youssef. Para Teori, no entanto, o inquérito deveria ter sido repassado para o STF assim que se constatasse a suposta participação do ex-petista.

A decisão de Zavascki, pela amplitude, surpreendeu os observadores. A Operação Lava Jato foi deflagrada no dia 17 de março. O doleiro Alberto Youssef foi preso naquele dia, sob acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que, calcula-se, pode ter movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Costa, assim como suas duas filhas e os respectivos maridos, é acusado de tentar ocultar provas sobre o caso. A expectativa era a de que o ministro acatasse a reclamação do advogado de Vargas, mas não havia projeções sobre a soltura dos investigados até aqui. Agora, todos irão esperar nova manifestação do STF para terem uma definição sobre seus destinos.

No Congresso, a soltura dos presos na Operação Lava Jato pode tirar ainda mais pressão da recém instalada CPI no Senado. Comandada pelo PMDB e com relatoria do PT, a comissão perdeu em repercussão na semana passada. A alternativa da oposição é a instalação de uma comissão mista entre a Câmara e o Senado, o que será tentado nesta semana em Brasília.

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. …,ÔPA!!!!,FALA YOUSSEF,FALA…,SERÁ QUE O DOLEIRO YOUSEFF LAVOU DINHEIRO PARA O PSDB/DEM/PPS??????…,QUEM É O EX;GOVERNADOR DO PARANÁ, QUE USOU O JATINHO DO YOUSEFF EM 2002, DURANTE TODA SUA CAMPANHA(2 MESES…)???????…,UMA DICA;O INDIVÍDUO É CONHECIDO NO MEIO POLÍTICO COMO,CATÃO DOS PINHAIS/BOTOX…,GANHA UM NARIZ DE PALHAÇO QUEM ADIVINHAR…,ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL!!!Á PIOR DESGRAÇA DE UM POVO,É UM POVO,SUBMÍSSO,COVARDE E,SEM CULTURA!

  2. ESTE MINISTRO FOI NOMEADO PELA DILMA, ELE PLANEJA SEGURAR O PROCESSO, POIS, ELA ESTÁ NO MEIO DOS BANDIDOS

  3. Esse ministro Teori entrou “ontem” no STF votou matéria importantíssima no julgamento do mensalão sem ter participado do processo que durou anos… e agora solta essa caterva. Esperar o que dum cidadão desses?! Não é pra isso que a Suprema Corte fora criada.

  4. Silva e Vilma – Já pro Mobral, ou o equivalente. As duas, já, já.

  5. …operações lava-jato e castelo de areia…muitas semelhanças e coincidências…por exemplo o juiz instrutor erra na instrução e condução do processo…(extrapolou a sua competência)…e por ai vai…vai mesmo é dar em nada como o castelo de areia que ruiu…a pergunta que fica: será que não é proposital?

  6. A decisao e do Ministro da Suprema Corte. Nao se dispute. Cumpre se.

  7. Decisao judicial nao se dispute. Compre se. Ainda mais decisao da Corte Sumprema.

  8. O Alvaro Dias esta metido até o TOBA nisso e os moralista de merda não comenta nada, o caso não era de competência do juiz do Parana, mais a pressa em se aparecer falou mais alto, manda ele para São Paulo prender os corruptos do Metro Paulista, é isso ai quem faz mal feito fica com a cara de tacho.

    • Você tem provas consistentes contra Álvaro?
      Alguma matéria também consistente da “velha mídia”?
      Foi denunciado ou investigado pelo MP ou PF?
      Alguma outra matéria em geral que não seja só essa carona de jatinho?
      O seu “achômetro” não passa credibilidade nas suas
      palavras.

      • Ô cara, ele é o protegidinho da mídia. Mas um dia a casa cai, pode esperar. Aliás, ele não explicou a origem daqueles milhões, que vieram à tona graças a uma filha fora do casamento.

  9. Volta para a Coluna André Vargas; venha tratar de política e socialismo.”Os petralha piram”.Tá tudo dominado; o leviandówiski, o barroso e o tófoli completarão o entendimento e irão sumular esta revolução ética.Valeu brasil…

  10. VAMOS COLOCAR OS VERDADEIROS BANDIDOS NA CADEIA !!!
    O FERNANDO HENRIQUE É O UNICO PRESIDENTE DA AMERICA LATINA DOS QUE PRIVATIZARAM OS BENS DA POPULAÇÃO, VENDENDO POR PREÇOS DE BANANA.
    QUE ESTA SOLTO…

    CADEIA JÁ PARA ELE E SEUS COMPARSAS, O PSDB E A MIDIA GOLPISTA !

    CORRUPÇÃO É CRIME HEDIONDO,

    É UM CRIME CONTRA A POPULAÇÃO,
    E NÃO PRESCREVE…

    ACRESCENTAR CONFISCO DOS BENS DE TODOS OS SEUS HERDEIROS…
    TODO CORRUPTO É UM ASSASSINO EM POTENCIAL ,
    MATA AS PESSOAS ,
    AS FILAS DOS HOSPITAIS, NA FALTA DE SEGURANÇA,
    NA FALTA DE EDUCAÇÃO E MUITO MAIS…

  11. Na prática, o Teori é outro.

  12. JUSTIÇA SEJA FEITA
    Esta faltando lembrar que este Paulo Roberto era indicação do PP, do Ricardo Barros, que no plano federal é aliado de primeira linha do PT (por isto indicavam dirigentes pra Petrobrás). Então, PT e todos seus aliados são cumpleces destas malandragens, malandragens estas que são defendidas e pactuadas por vários que aqui tiveram coragem de aparecer pra defender os malandros.

  13. E o GAIESKE vai soltar quando? Nós precisamos dele pra coordenar a campanha da GLEISI. Que justiça é essa?

  14. Mandou soltar TODOS, mesmo depois que a parte do inquérito relativo ao Andrezão já tinha sido enviada ao STF? Isto sim que é uma venda de decisão judicial (a do Teori). O Resto é piada.

  15. Dá vontade de chorar. O sentimento de impotência tira o ânimo da vida do homem honesto. Esse país não presta.Saudades da Ditadura.

  16. É óbvio que acharam peixe grande nesta rede que eles jogaram.

    Como a direita quer: melhor soltar o Vargas que prender o Dias.

  17. Não se iludam…Vargas, Sarney, Youssef, Richa, Azeredo, Requião…é tudo farinha do mesmo saco. Na essência são iguais e jogam da mesma forma. Em um país onde os corruptores, os investigados, doam dinheiro para quem em tese os investigaria, não há justiça. Pior é que o mesmo bolso que dá para o PT, dá para o PSDB, para o PSB, enfim, compram impunidade com dinheiro público desviado.

  18. Com isso aquele outro deputadozinho, (que o pessoal por aqui chama de formigão, sinceramente nem imagino o por quê), vai perder a boquinha de colunista deste blog?
    Viva a justiça brasileira, viva ANDRÉ VARGAS (ex-pt), será que agora a Gleisi vai deixar ele ser o coordenador da campanha dela.
    *Em tempo,
    Poderiam soltar também o eduardo gaievski, para que ele coordenasse a ala jovem (de preferência juvenil) do partido.

  19. Até agora temos notícias de que uma quadrilha se formou, chefiada pelo Ioussef, com diversos interesses com um possível movimento de R$ 10 bilhões. O que são esses 10 bilhoes? Desvios de dinheiro do governo, propinas de empreiteiras? Precisamos de mais informações. Tudo está muito vago, mais com interesse político do que legal. O processo prova tudo o que foi divulgado? Um telefonema entre bandidos é o suficiente para caracterizar crime? Imagino que as provas por enquanto são vagas e as notícias na base do “achismo”. Muita pirotecnia, boa prá briga política tão somente. Que se apure e se comprove as falcatruas e se prenda os culpados. Mas não como está sendo feito, apenas com vazamento de notícias de inquérito em andamento.

  20. Pois é a ptzada ta feliz, um Cretino mandou soltar a bandidagem. Sabe como é né ? É nóis mano! Agora um detalhe, as ações eram do MP do PR e Justiça do Paraná, Não tem algo fedendo no ar??? Sabe quando vão voltar a prender essa quadrilha?? Nunca, assim que porem postos na rua vão fazer como o Pizzolatto, Fugir pra bem longe do Brasil. Parabéns ao S PT F.

  21. O PESSOAL TA NERVOSO.. ESSE PESSOAL DETESTA UMA LEI BEM APLICADA..A MELHOR SÓ VALE SE FOR PARA O AZEREDO DO PSDB AI VALE A LEI… CHUPA PIG.. DILMA/LULA/2014

    • Enganou-se meu caro CorruPTo petista, A cagada foi do PT, que não teve competencia pra agir mais rapido no caso Azeredo, como não teve competencia pra abrir CPI do metro de SP e etc, contra o PSDB. E só se coçaram agora com a CPI da Petrobras, Bando de Inuteis, nem pra isso servem.

    • APARECEU UM
      Até que em fim apareceu um pra defender os ladrões. Quer dizer que neste caso a lei vale, nos outros casos (dos mensaleiros) não vale?
      Vc é MARCO é um grande de um cumplece de marginais e como cumplice deveria tbém ir pra cadeia, ficar preso, virar menininha do gavieski seu safado

  22. Agora a petezada e a blogueirada financiada pelo pt ta feliz, quanto mais bandido solto, melhor para o projeto “socialista” ! Viva a bandidagem ! Viva o PT !

  23. O Ministro Teori julga de forma estrimente legal, de acordo com a Lei, com provas. Não é como outros juízes que imagina e pela imaginação condena.

  24. E esmael vai voltar a ganhar mais pra por noticia lixo no blog hein ptralha pode até chamar o vargas de volta agora

  25. Caro Esmael

    PERGUNTA 1: ESTE MINISTRO NÃO FOI UM DOS ULTIMOS INDICADO PELA PRESIDENTA DILMA?

    PERGUNTA 2: ESTA SEMANA TEREMOS A COLUNA DO ANDRÉ VARGAS? AGORA QUE A BANDIDAGEM ESTA SOLTA MESMO …..

    CADE A PTZADA NESTE MOMENTO PARA DEFENDER A CONTINUIDADE DA PRISÃO DESTES VAGABUNDOS?

    RESPOSTA: FUGINDO!

    • – E o que você me diz do Gilmar Mendes ter soltado um médico estuprador (que fugiu do país)e dado dois HC a um banqueiro bandido?
      – André Vargas foi “convidado” a sair do partido
      – Por que você não diz nada sobre a conduta do Azeredo?
      – Tenho pena de seus alunos

  26. A quadrilha vai aprontar mais kkkkk

  27. Ta feliz Esmael, O sPTF, mandou soltar ladrões, bandidos e todo lixo do País. Quem sabe quando um destes ROUBAR SEU BOLSO, o Senhor tenha opinião diferente sobre esses marginais.
    Esse País é uma Vergonha. Essa “justiça” uma vergonha.

    • Mas soltou o cachoeira ,o ex governador do destrito federal .e ainda vai ser candidato.O arruda com assujeiras é ficha limpa. o demostnes tambem é ficha limpa.Falar em contraventor tem ,em todos os partidos.tem no futebol. temnos furs fila,os que não devolve troco quando pega a mais.não da propina para o motoqueiro que leeva pizza. Logo vai ter a dansa de quadrilha em junho.quadrilha ,não pode confundir com conta ventor, e fora da lei.os corruptos e os possiveis de fcar gastados pela ferrugem, ou decomposição.nosso idioma é uma confusão mesmo.

  28. Fica mais uma vez provado que a justiça neste pais é para os 3 P….