Bandeira de Cuba socialista volta tremular nos EUA; agora, chanceler pede fim de embargo contra ilha

via Opera Mundi

Bandeira cubana é içada na sede diplomática cubana na capital norte-americana; chanceler Bruno Rodríguez Parilla presidiu cerimônia que marca nova etapa das relações diplomáticas com a reabertura da embaixada cubana em Washington.(Foto: EFE).
Bandeira cubana é içada na sede diplomática cubana na capital norte-americana; chanceler Bruno Rodríguez Parilla presidiu cerimônia que marca nova etapa das relações diplomáticas com a reabertura da embaixada cubana em Washington. (Foto: EFE).
Poucos momentos após a bandeira cubana ser hasteada na embaixada da ilha em Washington, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parilla, fez declarações nesta segunda-feira (20/07) na cerimônia oficial da histórica reaproximação diplomática bilateral após mais de meio século de ruptura.

“A bandeira que honramos na entrada desta sala é a mesma que foi hasteada aqui em 54 anos”, declarou Parilla, explicando que ela foi conservada silenciosamente sob custódia de uma família na Flórida.

O ministro das Relações Exteriores cubano também chamou atenção para demandas históricas essenciais para o restabelecimento de relações diplomáticas bilaterais em sua totalidade.

Para isso, o chanceler destaca que a vontade do governo cubano a uma normalização depende também do levantamento do embargo econômico, do fim da ocupação militar em Guantánamo e do respeito à soberania da ilha.

Segundo Parilla, essa nova etapa diplomática só aconteceu graças ao papel do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Entretanto, ressaltou o auxílio do atual presidente, Raúl Castro.

Durante ao hasteamento de bandeira, que teve a presença de diversas autoridades, entre congressistas norte-americanos e diplomatas cubanos, um grupo de pessoas assistiu ao ato do lado de fora. Palavras de ordem divergentes, como “viva Cuba, viva Fidel” e “Cuba sim, Castro não” eram escutadas da sede diplomática cubana. Não houve registro de confrontos.

Economia

Após presidir a cerimônia, Parilla se encontrará com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, na sede do Departamento de Estado dos EUA, também na capital. Após a reunião, os dois líderes diplomáticos darão uma conferência a jornalistas.

Já a cerimônia de hasteamento da bandeira norte-americana na ilha liderada pelos irmãos Castro só acontecerá com a visita de Kerry, prevista para 14 de agosto, informou hoje a emissora CNN. A viagem de um chefe da diplomacia norte-americana à Havana será a primeira desde 1945.

Histórico

A reabertura de embaixadas é um dos passos fundamentais para a nova etapa de relações bilaterais, desde o histórico anúncio da reaproximação entre as duas nações, no fim do ano passado.

O processo de normalização tem ocorrido de forma paulatina. Em 29 de maio de 2015, os EUA retiraram oficialmente a ilha da lista de países patrocinadores do terrorismo, uma demanda de longa data do governo cubano.

Entretanto, em diversas ocasiões, Raúl Castro destacou a importância do fim do embargo econômico contra ilha como exigência fundamental para retomar completamente as relações com Washington.

Deixe um comentário