O extremista de direita cessante Jair Bolsonaro (PL) tem motivos de sobra para ter faniquitos e a velha mídia corporativa de tentar colocar o “jabuti” do golpe e da ameaça à democracria no centro do debate eleitoral no País.
A vitória do economista de esquerda Gustavo Petro na Colômbia, no domingo (19/06), indica que o cerco à reeleição de Bolsonaro está se fechando no Brasil.
Não se trata de uma reprovação aos temas identitários ou à suposta tentativa de golpe à democracia, pelo contrário.
A revolta dos brasileiros é contra o neoliberalismo econômico, o desemprego, à fome, os preços dos combustíveis, a inflação, a miséria, enfim, a carestia.
A pauta econômica derrotou a direita colombiana e vai derrotar Bolsonaro em outubro, tudo indica, a julgar pelas pesquisas de intenção de votos.
Não há tentativa de golpe que prospere no caos econômico, com o povo passando fome, enquanto, com a leniência do governo, banqueiros e especuladores estão enriquecendo à custa de tarifas, isenções de impostos e sugando empresas públicas.
O cerco à reeleição de Bolsonaro se confunde com o cerco ao neoliberalismo econômico na América Latina, que já despachou esse modelo no Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Honduras, Nicarágua, México, Colômbia.
Quanto ao Brasil, tic-tac.
Acerca da vitória da esquerda na Colômbia, o PT divulgou a seguinte nota oficial:
Vitória na Colômbia: Um novo caminho para toda América Latina e Caribe
Saudamos a histórica vitória do Pacto Histórico, com a fórmula Gustavo Petro-Francia Márquez, neste segundo turno das eleições presidenciais colombianas, realizadas neste 19 de junho de 2022.
Este resultado confirma o desejo da população colombiana por uma mudança nos rumos da politica interna de seu país, por um governo que respeite os direitos humanos e os Acordos de Paz de 2016.
Representa também um novo caminho para toda América Latina e Caribe, unindo a Colômbia aos demais governos da região que colocam a justiça social e a democracia como objetivos principais de suas políticas.
Esperamos unir-nos a esta vitória nas próximas eleições brasileiras, em outubro, e conquistar a presidência com nosso companheiro Lula, para que nossos governos possam juntos liderar a retomada de uma América Latina e Caribe como região de paz e prosperidade para nossos povos.
O Partido dos Trabalhadores deseja a Gustavo Petro e Francia Márquez muito sucesso nesta jornada que se inicia e reitera seu compromisso com o campo democrático e progressista da Colômbia e de toda nossa região.
Com nossas calorosas saudações,
Gleisi Hoffmann,
Presidenta Nacional
Romênio Pereira,
Secretário de Relações Internacionais
Brasília,19 de junho de 2022.
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.