Tarcísio e Marina Silva discutem mudanças climáticas em áreas afetadas por chuvas em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), sobrevoaram, nesta quarta-feira (22/2), as áreas atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Os dois aproveitaram o encontro para discutir o efeito das mudanças climáticas na tragédia.

Em São Sebastião, um dos lugares mais devastados pelas chuvas, Marina declarou que a visita era de solidariedade, mas também de trabalho. Ambos mencionaram a importância da cooperação entre os governos estadual e federal para prevenir tragédias ambientais.

Em um vídeo divulgado, Marina menciona a necessidade de tomar medidas de médio e longo prazo para prevenir as consequências dos eventos extremos em função da mudança climática. Segundo ela, “os eventos extremos vão continuar”.

Tarcísio agradeceu a presença da ministra e reforçou a importância da cooperação entre os governos. Ele afirmou que, com esse ambiente de cooperação, será possível construir cidades mais resilientes, com políticas habitacionais que desloquem as pessoas de áreas de risco para áreas mais seguras e com um sistema de alerta que funcione.

O sobrevoo de Marina Silva, na mesma aeronave de Tarcísio, se deu depois que o presidente Lula enalteceu na segunda-feira (20/2) o espírito de unidade entre os governos federal, estadual e municipal no enfrentamento da tragédia em São Sebastião. Ou seja, a ministra seguiu a orientação do chefe.

LEIA TAMBÉM

Economia