Sobre cães e lobos: A história do surgimento dos cachorros no mundo

O homem começou a criar as primeiras raças de cães no final do Neolítico, e algumas dessas raças ainda existem até hoje sem alterações. De acordo com Evgeny Tsigelnitsky, especialista em cinologia na Rússia, a criação de novas raças de cães ainda continua, embora seja um processo longo e difícil.

[Neolítico ou Período da Pedra Polida é o período histórico que vai aproximadamente do X milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao III milênio a.C.]

Os cães foram criados a partir de lobos primitivos, mas experimentos mostraram que mesmo uma pequena mistura de sangue de lobo priva os cães de suas qualidades de serviço. Os lobos modernos não podem ser feitos para serem auxiliares do homem.

Os cientistas europeus descobriram que os vikings faziam ataques acompanhados de animais domésticos, incluindo cães e cavalos. Análise dos enterros cremados dos vikings do século IX em Derbyshire, Inglaterra, revelou que a composição química dos restos de animais enterrados com pessoas difere da composição dos animais locais da época.

As primeiras raças primitivas de cães surgiram no final do período neolítico, quando as pessoas começaram a se especializar e a criar cães de acordo com sua especialização. Por exemplo, o basenji não mudou muito ao longo dos milhares de anos, o que foi comprovado por estudos de múmias antigas deste cão.

Quanto aos vikings, eles normalmente faziam campanhas de saque militar sem navios adequados para transportar animais. No entanto, quando começaram a colonizar outras regiões, como Islândia, Groenlândia e Inglaterra, partiram já acompanhados de cargueiros, nos quais poderiam transportar seus animais de estimação.

Economia

Os cães vikings ainda não estavam divididos em raças padronizadas no sentido moderno, mas já tinham uma especialização, como caça e cães pastores, o que significa que havia uma certa variedade de raças.

Os cientistas sugeriram anteriormente que todos os cães modernos descendem de um único ancestral e não foram domesticados por lobos locais em diferentes partes do mundo. No entanto, o lobo moderno não pode ser domesticado e usado como auxiliar de caça ou para proteção. Além disso, todas as tentativas de criar híbridos de cães-lobo falharam.

LEIA TAMBÉM