Sob desconfiança de usuários, Elon Musk promete abrir código-fonte do Twitter às 14h, horário de Brasília

Twitter anuncia abertura do código-fonte do algoritmo de recomendação de postagens por Elon Musk, sob desconfiança de usuários da plataforma de aplicação na internet

O controverso bilionário Elon Musk revelou que o Twitter disponibilizará o código-fonte do algoritmo usado para recomendar postagens aos usuários, embora esse anuncio supostamente benéfico esteja gerando desconfianças nas redes sociais.

“Algoritmo se torna código aberto ao meio dia, horário do Pacífico”, tuitou Musk.

Paradoxalmente, segundo Musk, o objetivo é proporcionar transparência e ganhar a confiança dos usuários.

A promessa é que a partir das 14 horas (horário de Brasília), desta sexta-feira de 31 de março, o mecanismo de recomendação poderá ser acessado por todos os usuários da rede social.

Segundo Musk, o algoritmo é excessivamente complexo e ainda não é totalmente compreendido pela empresa. A iniciativa deve resultar em uma melhoria rápida na qualidade da recomendação, embora possam surgir problemas que serão corrigidos posteriormente.

Economia

O novo mecanismo de recomendação também terá código aberto e está em desenvolvimento pela rede social. A ideia de Musk de abrir os algoritmos do Twitter já vinha sendo discutida desde o ano passado, quando ele propôs a compra da rede social.

De acordo com Musk, a transparência do código é a única forma dos usuários saberem se a plataforma está reforçando ou barrando o alcance de um perfil ou assunto, segundo o empresário. Além disso, a decisão deve evitar qualquer tipo de manipulação “por debaixo dos panos”, seja no algoritmo ou manualmente.

Por outro lado, também hoje, será o ultimo dia do selo azul no Twitter. Agora em diante, quem quiser a verificação terá de pagar pelo serviço.

O youtuber e influencer Felipe Neto, com 16 milhões de seguidores no Twitter, comentou essa questão em sua conta: “Último dia de selo azul será amanhã (31/3). Dps disso, meu twitter perderá consideravelmente o alcance, graças às novas diretrizes da plataforma. Boa sorte aos q compram selinho de verificado. Não farei parte por ora.”

Moral da história: não existe almoço grátis, segundo a doutrina capitalista adotada fielmente por Musk.

Saiba o que é código-fonte aberto

Código fonte aberto (também conhecido como open source) é um tipo de licença de software que permite que o código fonte de um programa seja acessível e modificado livremente por qualquer pessoa. Em outras palavras, o código fonte é disponibilizado ao público e pode ser estudado, distribuído e modificado por outras pessoas ou empresas que desejam utilizá-lo para seus próprios fins.

Esse modelo de desenvolvimento de software permite a colaboração e aperfeiçoamento do código por uma ampla comunidade de programadores, além de promover a transparência e a confiança entre os usuários e desenvolvedores. Muitos dos softwares mais populares do mundo, como o sistema operacional Linux e o navegador Mozilla Firefox, são exemplos de programas de código fonte aberto.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário