Rússia anuncia que tem controle total sobre Sievierodonetsk na Ucrânia

As forças russas estabeleceram controle total sobre a cidade ucraniana de Sievierodonetsk e a cidade vizinha de Borivske, disse um alto funcionário do Ministério da Defesa em comunicado neste sábado (25/06).

Autoridades ucranianas disseram no início do dia que suas tropas se retiraram de Sievierodonetsk após uma prolongada batalha com tropas russas regulares e combatentes da autoproclamada República Popular de Luhansk (LPR), anotou a agência de notícias Reuters.

– Como resultado de operações ofensivas bem-sucedidas, unidades da milícia popular da LPR, com o apoio de tropas russas… libertaram completamente as cidades de Severodonetsk e Borivske – disse o porta-voz do Ministério da Defesa Igor Konashenkov.

Ele disse que o ataque frustrou o que ele chamou de uma tentativa ucraniana de transformar a fábrica de produtos químicos Azot da cidade em um obstinado centro de resistência.

Konashenkov disse que os combatentes da LPR agora controlavam a usina, onde várias centenas de cidadãos estavam abrigados. Ele não mencionou o destino deles.

O presidente ucraniano Vladimir Zelensky prometeu hoje que a Ucrânia vai recuperar todas as cidades que perdeu para a Rússia, incluindo Sievierodonetsk.

– Todas as nossas cidades – Sievierodonetsk, Donetsk, Luhansk – vamos recuperá-los – disse ele em um discurso de vídeo.

Foi a única vez no discurso que ele mencionou Sievierodonetsk, que finalmente caiu nas mãos das forças de Moscou no início do dia, após semanas de combates brutais.

Zelensky também admitiu que a guerra estava se tornando difícil de lidar emocionalmente. Ele disse que a Ucrânia foi atingida por 45 mísseis e foguetes russos nas últimas 24 horas, o que ele descreveu como uma tentativa cínica, mas condenada, de quebrar o ânimo de seu povo.