Ricardo Cappelli é o novo xerife da política industrial do governo Lula, após chamado de Alckmin

Chama o Cappelli!, ordenou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), após tomar conhecimendo de que Ricardo Cappelli deixaria a Secretaria-Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cappelli é colunista do Blog do Esmael desde 2018.

Cappelli inicia uma nova trajetória como presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A notícia, divulgada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2/2), marca um capítulo significativo nos bastidores do poder.

Com a saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça, em virtude de sua ida para o Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski assume a pasta e opta por formar uma equipe própria. Diante desse contexto, Cappelli, que desempenhou papel crucial como interventor da segurança no DF após o 8 de Janeiro, optou por deixar seu cargo anterior.

A nomeação de Cappelli para a presidência da ABDI ocorre em paralelo ao convite feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A conversa entre os dois teve lugar em 30 de janeiro, com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alckmin, comandante da ABDI, vê em Cappelli a peça-chave para impulsionar a agência em direção aos desafios da Era Digital.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tem como propósito estimular a transformação digital e promover a adoção de tecnologias e novos modelos de negócios. Atuando como ponte entre governo e empresas, a ABDI busca qualificar políticas públicas e estratégias para elevar a competitividade da economia brasileira.

No site da ABDI, Cappelli, agora presidente, destaca a importância do desenvolvimento para a estabilidade da democracia brasileira. Em suas palavras, “fazer o Brasil voltar a crescer, a se desenvolver, a gerar empregos e empregos industriais” é o grande desafio que enfrentará.

Economia

Em um perfil já disponível na página da agência, Cappelli destaca sua alegria ao aceitar o convite e aborda o papel crucial da ABDI no desenvolvimento do país. “O que ajuda a estabilizar a democracia brasileira é o desenvolvimento”, ressalta. O novo presidente vislumbra a missão de fazer o Brasil retomar o crescimento, gerando empregos e fortalecendo a base industrial.

A nomeação de Ricardo Cappelli para a presidência da ABDI marca uma mudança significativa nos bastidores políticos e industriais do Brasil. Ele é pau para toda obra. Sua trajetória, do Ministério da Justiça à liderança da agência, revela um novo capítulo na busca por avanços na transformação digital e no desenvolvimento econômico do país. Resta aguardar as próximas movimentações dessa peça-chave nos bastidores do poder.

Quem é Ricardo Cappelli

Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo Garcia Cappelli é formado em jornalismo e pós-graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com 23 anos de experiência em cargos públicos nos três níveis de governo, assume a presidência da ABDI em 2024 após atuar como secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em virtude dos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, Cappelli foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo ano, foi secretário executivo e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Entre 2015 e 2021, Ricardo Cappelli foi secretário-chefe da Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília. Em seguida, assumiu o posto de secretário de Estado de Comunicação Social, até 2022.

Acumula ainda a experiência do Ministério do Esporte, onde foi secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social entre 2013 e 2015, além de membro do Conselho Nacional do Esporte. De 2009 a 2013, foi diretor de Incentivo e Fomento e presidente da Comissão Técnica da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A primeira passagem pela pasta foi de 2003 a 2005, como diretor de Esporte Universitário.

Representou o governo brasileiro como chefe de missão na reunião de ministros de Estado do Esporte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Luanda, em 2014; na Conferência Mundial de Ministros e Altas Autoridades do Esporte e da Educação Física da Unesco em Berlim, em 2013; e na reunião da Federação Internacional de Esporte Universitário em Bruxelas, em 2013. Foi também chefe da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Escolares de Sucre, em 2005, e nos Jogos Mundiais Universitários de Daegu, em 2003.

De 2009 a 2011, foi membro do Comitê de Patrocínios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Já de 2005 a 2008, atuou como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Nova Iguaçu, responsável pelas áreas de Assistência Social, Indústria e Comércio, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Terceira Idade.

No Governo do Rio de Janeiro, foi coordenador especial de Políticas Públicas para Juventude, entre 2000 e 2002. Ricardo Cappelli tem ainda no currículo a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 1997 a 1999.

O novo presidente da ABDI é colunista do Blog do Esmael desde 2018.

Deixe um comentário