Roberto Requião publica vídeo nas redes sociais

Requião fala do “Caso Evandro” e sobre Globoplay [vídeo]

O ex-senador Roberto Requião (MDB) publicou um vídeo nesta sexta-feira (09/7) sobre os excessos da Globo que, segundo ele, provocaram mortes dos donos da Escola Base, em São Paulo, a prisão injusta do ex-presidente Lula, a execução de Lázaro e até a própria condenação dos acusados no “Caso Evandro” –que virou série no canal paga Globoplay.

Requião recordou que no caso da Escola Base, de SP, em 1994, a imprensa condenou antecipadamente os donos do estabelecimento de ensino. Na época o linchamento moral contou com a participação dos seguintes veículos de comunicação: Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo, Globo, SBT, Record, Rádio e TV Bandeirantes, ISTOÉ, Veja e Notícias Populares e Folha da Tarde.

Lula também foi vítima da imprensa. No fim, nós sabemos da interferência da CIA e dos EUA. Cerca de 80% da população acreditava na narrativa da Globo. Hoje, Sergio Moro vive no exílio voluntário nos Estados Unidos, para fugir da responsabilização. Mas a Globo havia condenado Lula, que o Supremo depois reconheceu ser uma farsa”, disse Requião.

“No Caso Evandro, há 30 anos, a imprensa também caiu em cima dos acusados. As confissões foram tiradas sob tortura, que na época ninguém sabia. Se eles fossem soltos seriam linchados por causa da campanha da mídia”, disse Roberto Requião, que nesse período era governador do Paraná.

Leia também

Para exemplificar o papel da mídia na violência, Requião citou o recente e emblemático caso de Lázaro Barbosa –caçado e executado por policiais com ampla cobertura da imprensa brasileira.

Segundo Requião, “Lázaro foi vendido pela mídia como um serial killer, assassino em série, quando, na verdade, era um pistoleiro de aluguel a serviço de fazendeiros e grileiros de terra. Ele foi executado porque isso interessava aos mandantes de crimes.”

“Ari Camelo”, disse Requião. “Que tal a responsabilização das leviandades, que levaram à morte pessoal da escola de base, ou à execução de Lázaro. Ou a condenação de Lula, que levou Sergio Moro à fuga nos EUA?”, perguntou ao diretor Ali Kamel.

Roberto Requião afirmou no vídeo que foi autor da Lei de Direito de Resposta para, justamente, fazer contraponto à parceira do Ministério Público, Judiciário e a mídia –que proporciona o Estado espetáculo. “Isso tem causa acidentes enormes e a lei possibilidade de contestar essa detratação”.

Assista ao vídeo de Requião x Globo

#CasoEvandro #Globo #Globoplay #Requião #Lázaro #Lula #EscolaBase #lavajato #sergiomoro