Ratinho Jr. já tem um nome para sucedê-lo: Eduardo Pimentel

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), é a aposta de Ratinho Jr. (PSD) para a disputa ao governo do Paraná em 2026.

Erroneamente, a frente política acreditava que Pimentel disputaria a Prefeitura de Curitiba no ano que vem.

Na eleição de 2024, no entanto, a tendência é que o deputado Ney Leprevost (União) concorra pelo grupo do governador à sucessão de Rafael Greca (PSD), pois o parlamentar desistiu da eleição de 2020 para facilitar a reeleição do atual mandatário municipal. Ou seja, a turma de Ratinho Jr. cumpriria o acordo pretérito no ano que vem.

Voltemos a Eduardo Pimentel, neto do ex-governador Paulo Pimentel e antigo dono do SBT no Paraná.

Pimentel foi nomeado como secretário das Cidades. Ele viaja mais ao interior do estado do que fica na capital. Ele também recebe prefeitos de várias regiões do Paraná e visita pouco os bairros curitibanos.

Na semana passada, por exemplo, Eduardo Pimentel esteve em Cascavel ao lado do governador. Eles inauguraram o Residencial Forest Fit, um empreendimento com 200 apartamentos na cidade, cujo programa habitacional é financiado pelo Minha Casa Minha Vida.

Economia

Eduardo é irmão do presidente da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Daniel Pimentel, que foi incumbido de vender a estatal, a despeito do risco de ser um salto no escuro para a economia e consumidores paranaenses.

Nunca é demais recordar que o ex-governador Beto Richa (PSDB), quando quis eleger o sucessor, nomeou Ratinho Jr. justamente na Secretaria das Cidades – a SEDU.

Voltando um pouco atrás, no início dos anos 90, o então deputado Roberto Requião, hoje no PT, ocupou também a estratégica SEDU, ou Secretaria das Cidades.

O deputado Arilson Chiorato, que se coloca como pré-candidato ao Palácio do Iguaçu pelo PT, disse esta semana que está pronto para derrotar Eduardo Pimentel em 2026. “Vou derrotar Pimentel e Sergio Moro”, afirmou ele durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Paraná.

Quanto à disputa eleitoral em Curitiba, o dirigente petista confirmou que está conversando com o deputado Luciano Ducci (PSB), da base de sustentação no governo Lula, para construir uma frente política contra a indústria da multa e dos radares e o preço abusivo na tarifa de ônibus. Além disso, segundo Chiorato, é preciso eleger um novo prefeito que conclua a Linha Verde.

LEIA TAMBÉM