China lidera pesquisas em 37 de 44 tecnologia na corrida com os países ocidentais

De acordo com um relatório do thinktank Australian Strategic Policy Institute, a China lidera os Estados Unidos e outros países ocidentais na corrida para desenvolver tecnologias avançadas e reter talentos.

O estudo de um ano descobriu que a China lidera em 37 das 44 áreas rastreadas, com potencial para estabelecer um monopólio em oito tecnologias, incluindo materiais e manufatura em nanoescala, hidrogênio e amônia para energia e biologia sintética.

Os EUA lideram apenas as sete tecnologias restantes, como vacinas, computação quântica e sistemas de lançamento espacial.

O relatório afirmou que a liderança da China é resultado de um projeto deliberado e planejamento político de longo prazo, conforme descrito repetidamente por Xi Jinping e seus predecessores.

Alemanha teme entrada de China no conflito da Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, exortou a China nesta quinta-feira (2/3) a não enviar armas para ajudar a guerra da Rússia na Ucrânia e, em vez disso, pediu a Pequim que pressione Moscou a retirar suas forças.

Em um discurso ao parlamento alemão, a Reuters informou que Scholz disse estar desapontado com o fato de Pequim ter se abstido de condenar a invasão russa, embora tenha saudado seus esforços para reduzir a escala nuclear.

Economia

“Minha mensagem para Pequim é clara: use sua influência em Moscou para exigir a retirada das tropas russas”, disse ele. “E não entregue nenhuma arma ao agressor Rússia.”

LEIA TAMBÉM