Gleisi Hoffmann culpa as altas dos juros do Banco Central pela desaceleração da economia brasileira em 2022

Gleisi Hoffmann culpa as altas dos juros do Banco Central pela desaceleração da economia brasileira em 2022

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade econômica brasileira cresceu 2,9% em 2022, mas sofreu uma desaceleração no segundo semestre. A presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, apontou as “seguidas altas dos juros pelo Banco Central” como a causa dessa desaceleração. Em uma rede social, ela afirmou que essa desaceleração terá um impacto negativo no mercado de trabalho e na concessão de crédito, o que não é benéfico para o Brasil.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda também destacou que a desaceleração acentuada do ritmo de crescimento em 2022 foi influenciada pela “reduzida liquidez no ambiente externo” e pelo “ciclo contracionista da política monetária”, ou seja, o processo de alta dos juros.

Gleisi Hoffmann diz que Roberto Campos Neto tem que pedir demissão do Banco Central

A dirigente petista afirmou ainda que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deveria renunciar ou ser demitido, uma vez que ele não tem conexão com o projeto eleitoral.

Economia

Gleisi também criticou a postura conciliadora de Campos Neto e defendeu que um presidente do BC deve focar em resultados, incluindo a redução da taxa de juros.

Embora o mandato de Campos Neto vá até o final de 2024, Lula pediu que ele cumpra a lei e foque em controlar a inflação, estimular o crescimento e gerar empregos.

Turismo Foz

“Taxa de juros do cartão de crédito chega a 411,5%”, exemplificou Gleisi Hoffmann. “Esse sem dúvida é o maior escândalo. Juros altos, economia desacelerando, população endividada e fica a pergunta. O Banco Central vai assistir cenário se deteriorar e não vai fazer nada?”, questiona ela.

LEIA TAMBÉM