Ratinho Jr. ataca governo Lula, que reage: pedágio caro, jamais!

O governador do Paraná Ratinho Junior (PSD) foi empossado no domingo (1º de janeiro de 2023) em cerimônia sem participação popular. Seu discurso levou às lágrimas homens brancos, gordos, secretários, empresários e um exército de ocupantes de cargos comissionados – que são nomeados sem concurso pela livre escolha do mandatário. Até o governador Ratinho Jr. verteu água nos olhos, segundo testemunhas.

Os homens de negócios nem piscavam porque eles buscavam na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na manhã de domingo, oportunidades com a liquidação do patrimônio público, ameaçado pelo governador reeleito, que anunciou a venda de estatais na bacia das almas, a preço de banana, a exemplo da Copel e da Compagás, além, é claro, de tentar a volta do pedágio mais caro do mundo.

É para essa turma que Ratinho Jr. certamente pretende continuar a governar no Paraná, infelizmente, sem sensibilidade social ou compromisso com o futuro do estado e do País.

Contrariando o presidente Lula, que defende o pedágio de manutenção, no máximo de cinco reais, Ratinho Jr. chamou a proposta do petista de “pedágio caipira”.

“Estamos esperando os ministros tomar posse. Mas o pedágio das estradas do Paraná será do nosso jeito, com leilão em bolsa de valores, e com obras. Não podemos aceitar um pedágio que não faça obras. Temos que parar com esta síndrome de vira-latas, queremos um estado de primeiro mundo, e por isso temos que entregar para o setor produtivo rodovias seguras, que acompanhem o crescimento econômico. A próximas concessões são necessárias, mas não aceitaremos demagogia”, disse o governador do Paraná.

Arilson Chiorato: adeus, pedágio mais caro do mundo
Arilson Chiorato: adeus, pedágio mais caro do mundo

O deputado estadual Arilson Chiorato, presidente do PT do Paraná, denunciou que Ratinho Jr. atacou o modelo de pedágo barato do presidente Lula, ao chamar de caipira a proposta. “Combinei com a Gleisi Hoffmann – presidente nacional do PT – que sentaremos com o presidente Lula e junto com os paranaenses, faremos um pedágio justo, com obras e transparência. “Não pecisamos Ratinho Jr. usurpar o bolso do povo”, disse o dirigente do Partido dos Trabalhadores.

Economia

Chiorato disse ao Blog do Esmael nesta segunda-feira (02/01) que além do pedágio, o governo federal também trabalhará contra a privatização da Copel, a Companhia Paranaense de Energia, que Ratinho Jr. sonha vender por alguns trocados uma empresa construída pelos paranaenses em 70 anos.

O governo Lula avisou que irá reagir sempre que o governador do Paraná “se achar” o novo Paulo Guedes, cujo projeto, de privatização, foi derrotado nas urnas.

Para petistas de quatro estrelas, ouvidos pelo Blog do Esmael, Ratinho Jr. deveria aproveitar a oportunidade da mudança dos ventos, que sopram a favor de empresas públicas, que recue da criminosa privatização de estatais e do pedágio mais caro do mundo. Eles acreditam que a liquidação da coisa pública pode terminar em cadeia porque, analisam, são “negociatas obscuras” que atentam contra os interesses da população do Paraná.

Moral da história: o PT vai adotar o estilo bateu, levou, em relação a Ratinho Jr.

LEIA TAMBÉM