Putin confirma participação online nas sessões do BRICS na África do Sul

O presidente russo, Vladimir Putin, participará de todas as sessões de forma virtual na próxima cúpula do grupo BRICS, que ocorrerá em Joanesburgo de 22 a 24 de agosto.

Essa confirmação veio através de Anil Suklal, embaixador geral para a Ásia e BRICS no Ministério das Relações Exteriores da África do Sul e BRICS Sherpa da África do Sul, durante um briefing realizado nesta quinta-feira (20/7).

A presença virtual do presidente Putin abrangerá todas as sessões com os líderes do grupo BRICS, incluindo o tradicional encontro dos líderes no dia 23 de agosto, e também durante o Fórum Empresarial, onde os líderes estarão discursando no dia 22 de agosto.

Além disso, o presidente russo fará seus comentários virtualmente no dia 24 de agosto, durante a reunião do BRICS Plus.

Essa informação vem para desmentir a narrativa disseminada pela velha mídia ocidental, inclusive a brasileira, de que Putin não compareceria à cúpula dos BRICS na África do Sul.

Segundo fontes do governo sul-africano, a participação do líder russo foi decidida por consenso de todos os líderes dos países membros do BRICS, levando em consideração a questão do mandado de prisão emitido contra Putin pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra relacionados às deportações ilegais de crianças ucranianas.

Economia

É importante destacar que a participação virtual de líderes do BRICS nas cúpulas anuais em formato online não é incomum, visto que ao longo dos anos, várias reuniões e encontros do grupo foram realizados dessa maneira.

A decisão de permitir a participação de Putin nas sessões online foi fruto de discussões entre o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e outros líderes do BRICS.

O próprio Suklal afirmou que o presidente Ramaphosa manteve contato com todos os líderes do grupo em diversas ocasiões para discutir essa questão.

O objetivo da participação virtual de Putin é evitar possíveis complicações para a África do Sul em relação ao mandado de prisão emitido pelo TPI.

Essa decisão demonstra a importância que o BRICS atribui ao fortalecimento das relações entre seus membros e a busca por soluções conjuntas para questões globais.

Portanto, a presença virtual do presidente russo, Vladimir Putin, nas sessões do BRICS fortalece a unidade e cooperação entre os países membros, permitindo que importantes discussões e acordos sejam realizados de maneira eficaz e segura.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário