Zeca Dirceu e Requião fazem pacto no Paraná

O ex-governador do estado, Roberto Requião, o deputado federal Zeca Dirceu, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, e o deputado estadual Requião Filho, líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, reuniram-se em Curitiba nesta quinta (20/7) para discutir diversas questões políticas que têm impacto no cenário nacional e estadual.

Segundo informações fornecidas por Zeca Dirceu ao Blog do Esmael, a reunião girou em torno de pautas cruciais para o Brasil, o PT no Paraná e as questões específicas do estado. Entre os temas abordados, destacam-se a resistência à privatização da Copel, a redução da taxa de juros e a cassação do senador Sergio Moro (União-PR), o que poderia levar a uma eleição suplementar para o Senado.

Em seus perfis nas redes sociais, nenhum dos três políticos mencionou uma possível saída de Roberto Requião do PT, o que pode indicar que a relação entre eles ainda se mantém intacta.

Vale ressaltar que Requião tem tido encontros com dirigentes da Rede da Sustentabilidade e do Solidariedade, o que pode indicar uma busca por novos cenários políticos.

Ambos, Zeca Dirceu e Roberto Requião, manifestam-se como pré-candidatos ao Senado, porém, o PT enfrenta uma barreira interna, pois a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do partido, também se coloca como pré-candidata ao Senado.

Essa disputa interna torna-se mais delicada devido à possibilidade de uma eleição suplementar, onde apenas um nome poderá representar o PT nessa disputa.

Economia

Outra questão que desperta interesse é a vaga de candidato a prefeito de Curitiba nas eleições de 2024.

Tanto Requião quanto Zeca são mencionados como possíveis candidatos para essa posição, formando uma dobradinha para o Senado.

Zeca Dirceu e Requião fazem pacto no Paraná
Zeca Dirceu e Requião fazem pacto no Paraná

As possibilidades são diversas e estão sendo discutidas entre os envolvidos.

Zeca Dirceu aproveitou suas redes sociais para destacar os motivos do encontro com Roberto Requião, exaltando a trajetória política do ex-governador e enfatizando a importância de sua figura na história do Paraná e do Brasil.

O deputado lembrou que foi Requião quem lhe deu sua primeira grande oportunidade na vida pública, em 2003, ao confiar-lhe a coordenação de ações sociais e trabalhistas em diversas cidades do interior do estado.

Em relação à entrevista ao vivo no Podcast do Esmael, Zeca Dirceu informou que, apesar do convite, precisou declinar por já ter um compromisso previamente agendado para o mesmo horário.

A possível cassação do senador Sergio Moro, devido à situação em que se encontra, abre espaço para uma disputa interna no PT do Paraná, e o clã Requião surge como um dos protagonistas nessa cena política.

Roberto Requião e Requião Filho estão determinados a se lançarem como candidatos ao Senado, mesmo que isso signifique uma possível saída do PT.

Por sua vez, Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu também têm seus interesses na disputa, o que torna o cenário ainda mais complexo.

O encontro entre Roberto Requião, Zeca Dirceu e Requião Filho é visto como um momento crucial na definição dos rumos do partido e das candidaturas para a eleição suplementar, caso ocorra a cassação de Sergio Moro.

Eles firmaram um pacto na reunião de hoje, porém, até agora, eles mantêm os termos do acordo político em segredo – bem mais guardados que os Segredos de Fátima.

As próximas movimentações políticas serão decisivas para entendermos como se desdobrarão as alianças e escolhas dentro do PT e no cenário político paranaense.

Resta acompanhar de perto os desdobramentos dessa reunião e das articulações políticas que envolvem essas importantes figuras do estado do Paraná.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Zeca Dirceu e Requião fazem pacto no Paraná”

  1. Aja freio de acomodações dentro do espectro do PT paranaense, nessa aposta, que dera vir a compor a chapa majoritária encabeçada por a cota feminina cacifar Gleise Roffman com anuências do decano Requião e noviço Zeca Dirceu: primeiro e segundo Suplentes ao senado, depois de defenestrados Moro Lisérgico Marreco e Dalas Pra Que Te Quero Gardenal? Na agulha há de ficar melhor artilharia em os colégios eleitorais os sufragar para os bens do Estado PR (Leia-se) Príncipe Regente/ catapultado o pro jovem Requião Jr. ao posto de próximo prefeito municipal curitibano. Aja chão pela frente em desafios de honroso ente federativo traduzir a sigla PR: leia-se: Ponha-se na Rua, doravante, antanho impostores in lavabo a jatos de areia. Ressabiados que o Zeca Diceu, Renato Freitas e outras evolutivas lideranças a vir ser melhores colheitas no por vir da Estrela Guia-Poética. Não obstante, assim como não pedi licença para meter o meu bedelho, Data Vênia, peço licença a maioria do povo e alagares paranaense de quem se aguarda Luzidia epifania. PT Saudações.

Deixe um comentário