Bicicletas compartilhadas em Curitiba: conheça o novo serviço lançado pelo prefeito Rafael Greca
Greca nega relação com marketing do filme da Barbie
O prefeito Rafael Greca (PSD) surpreendeu as ruas de Curitiba ao pedalar com estilo em uma bicicleta cor-de-rosa. Mas esse não foi apenas um passeio casual.
Nesta segunda-feira (17/7), Greca, juntamente com a Tembici, vereadores e outras autoridades, lançou um serviço de bicicletas compartilhadas inovador na capital paranaense.
Esse novo sistema de bicicletas compartilhadas, com estações fixas, marca um importante avanço na ciclomobilidade como parte integrante do transporte público curitibano.
Greca jura que o lançamento das bikes cor-de-rosa não tem nada a ver com o filme da Barbie, que será lançado na quinta-feira (20/7) no Brasil.
[Em uma ação de marketing, por exemplo, ao digitar “Barbie” no Google o navergador fica rosa.]
Um sistema inédito
Em parceria com a diretora de Relações Externas da Tembici, Juliana Minorello, o prefeito Rafael Greca colocou em operação 250 bicicletas públicas, distribuídas em 20 estações estrategicamente localizadas pela cidade.
Essa iniciativa, que conta com bicicletas mecânicas nessa primeira fase, visa estimular a ciclomobilidade como modal de transporte, especialmente com estações próximas aos terminais e na área central de Curitiba.
E as novidades não param por aí.
Até o final de agosto, outras 250 bicicletas elétricas entrarão em operação, oferecendo ainda mais opções para os curitibanos.
O diferencial da Tembici
A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, trouxe para Curitiba um diferencial especial nesse novo serviço de bicicletas compartilhadas.
Além de oferecer as tradicionais opções de plano, a empresa disponibiliza um plano gratuito de 10 dias para que os usuários possam experimentar e se familiarizar com as bicicletas.
Esse período de teste gratuito é uma forma de incentivar a adoção da ciclomobilidade como parte do dia a dia dos curitibanos, promovendo um transporte mais sustentável e inteligente na cidade.
Facilidade de uso
Para utilizar as bicicletas compartilhadas, basta baixar o aplicativo Tembici, realizar um cadastro e selecionar Curitiba como local de uso.
O aplicativo está disponível para Android, na Google Play, e para iOS, na Apple Store.
O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que os usuários desbloqueiem as bicicletas através de um QR Code ou pelo teclado disponível nas vagas.
Ao finalizar o uso, as bicicletas devem ser devolvidas obrigatoriamente em uma das estações, garantindo a disponibilidade para outros usuários.
Estações estrategicamente localizadas
As estações foram definidas em parceria com técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), considerando critérios como proximidade com a infraestrutura cicloviária, potencial de demanda e integração com o transporte público.
Com estações próximas a terminais e estações-tubo, como Cabral, Portão, Guadalupe, Campina do Siqueira e Estação Rodoferroviária, o sistema de bicicletas compartilhadas possibilita a conexão com outros modais de transporte, facilitando a intermodalidade e oferecendo mais opções aos usuários.
Sobe as bikes cor-de-rosa
Com o lançamento desse serviço inovador de bicicletas compartilhadas em Curitiba, o prefeito Rafael Greca reforça seu compromisso com a ciclomobilidade e a busca por um transporte mais sustentável na cidade.
A parceria com a Tembici e a disponibilidade de bicicletas mecânicas e elétricas oferecem opções para diferentes necessidades e preferências dos usuários.
Aproveite essa oportunidade de experimentar a ciclomobilidade, contribuindo para uma cidade mais saudável e ecologicamente consciente.
LEIA TAMBÉM
Poderia me responder. Caso o usuário seja roubado a força durante o trajeto. Qual o procedimento?