Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é preso por porte ilegal de arma | Operação Tempus Veritatis

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, foi preso nesta quinta-feira (8/2). A Polícia Federal (PF) o deteve por porte ilegal de arma durante a Operação Tempus Veritatis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de planejar um golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) na Presidência após a derrota nas eleições de 2022.

O cenário da prisão

A sede do PL, localizada no Brasil 21, foi palco de buscas intensas durante a operação. Valdemar reside no mesmo edifício, e a ação resultou em 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou as buscas em diversos estados, incluindo Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

Bolsonaro, mesmo inelegível, será agraciado com o título de cidadão honorário do Paraná.
Bolsonaro não pode deixar o país enquanto é investigado pela tentativa de golpe de Estado.

Alvos confirmados

Dentre os alvos confirmados pela PF, destacam-se figuras como o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro em 2022, Walter Souza Braga Netto, e outros nomes de destaque no cenário político e militar brasileiro.

  • Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Valdemar Costa Neto, presidente do PL;
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro em 2022;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública;
  • General Paulo Sérgio Nogueira, ex-comandante do Exército;
  • Almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha;
  • General Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército;
  • Tércio Arnaud Thomaz, ex-assessor de Bolsonaro e considerado um dos pilares do chamado “gabinete do ódio”;
  • Ailton Gonçalves Moraes Barros, capitão reformado do Exército expulso após punições disciplinares;
  • Amauri Feres Saad, advogado citado na CPI dos Atos Golpistas como “mentor intelectual” da minuta do golpe encontrada com Anderson Torres;
  • Angelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército que chegou a ocupar cargo de direção no Ministério da Saúde na gestão Eduardo Pazuello;
  • Cleverson Ney Magalhães, coronel do Exército e ex-oficial do Comando de Operações Terrestres;
  • Eder Lindsay Magalhães Balbino, empresário que teria ajudado a montar falso dossiê apontando fraude nas urnas eletrônicas;
  • Guilherme Marques Almeida, coronel do Exército e ex-oficial do Comando de Operações Terrestres;
  • Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel do Exército.

Mandados de prisão

A operação também resultou em mandados de prisão, incluindo nomes como Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel do Exército citado em investigações relacionadas a presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro; Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército; e Bernardo Romão Corrêa Netto, coronel do Exército.

Base da Operação: delação de Mauro Cid

Ministro Moraes homologa delação e concede liberdade a Mauro Cid
Ministro Moraes foi quem homologou a delação e concedeu liberdade a Mauro Cid

Fontes da PF revelam que a operação teve como base a delação de Mauro Cid. A colaboração premiada de Mauro Cid, que vem produzindo resultados nos últimos meses, é considerada crucial para fundamentar as prisões, buscas e apreensões.

Economia

A Tempus Vetitaris, traduzida como “Hora da Verdade”, representa o ápice desse trabalho, desmentindo aqueles que questionavam a eficácia da delação.

Delações premiadas tornaram-se instrumentos em diversas investigações. O impacto da delação de Mauro Cid se reflete na amplitude da Operação Tempus Veritatis, marcando um capítulo significativo na luta contra crimes políticos no Brasil.

Oficial do exercito desmaiou na Operação da PF

O tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida, comandante do 1º Batalhão de Operações Psicológicas sediado em Goiânia, foi alvo de um mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Ao receber os policiais federais em sua residência, o tenente-coronel Almeida desmaiou inesperadamente, chocando os presentes. A ação faz parte de uma investigação que o aponta como suspeito de contribuir com eventos ligados à tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro.

O oficial, no entanto, recuperou-se rapidamente e surpreendeu a todos ao colaborar ativamente com as buscas após o susto inicial. Fontes afirmam que, apesar do momento tenso, o tenente-coronel demonstrou cooperação com as autoridades.

O Batalhão de Operações Psicológicas, vinculado ao Comando de Operações Especiais do Exército, ganha destaque nessa operação. O tenente-coronel Marques de Almeida assumiu o comando da unidade no início deste ano, sendo apontado como figura-chave nas investigações em curso.

As autoridades suspeitam que as ações do oficial possam ter contribuído para os eventos de 8 de janeiro, marcados pela tentativa de golpe. A megaoperação busca esclarecer os detalhes dessa possível conexão, lançando luz sobre as motivações e a extensão do envolvimento do tenente-coronel.

A megaoperação da Polícia Federal continua a surpreender, revelando novos detalhes sobre os bastidores políticos e militares. O Blog do Esmael estará atento aos desdobramentos dessa investigação, fornecendo atualizações regulares à medida que mais informações emergirem.

Lembre-se de seguir o Blog do Esmael para ficar por dentro das notícias mais recentes e impactantes. A verdade está nos detalhes, e estamos aqui para desvendá-los.

LEIA TAMBÉM:

5 Respostas para “Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é preso por porte ilegal de arma | Operação Tempus Veritatis”

  1. UM BOM DIA BRASIL. hoje é o dia mais feliz da vida e de muitos brasileiros. O vagabundo do Valdemar está vendo agora o Sol nascer quadrado. não só ele, mais militares que foram contra o seu dever. Defender a Pátria! Até li que um Tenente Coronel, desmaiou na hora de seu enjaulamento, agora imaginem um cara destes em uma guerra. se borrava todo. Tem outros que estão indo para a jaula junto com o Valdemar, e estou ansioso para ler que Heleno, Braga Neto e outros envolvidos como Malaquias também vejam o Sol nascer quadrado logo, logo, mas, a minha maior alegria será ver o Bolsonaro e filhos todos indo para o xadrez por diversos crimes cometidos. Desde o Caso da Vereadora Marielle, até as rachadinhas, mas, a Michelle, tem que ficar na lista em stand
    by. Ai à festa ficará completa. Parabéns Alexandre de Morais, por sua coragem e determinação de prender estes criminosos de colarinho branco e verde oliva. E parabéns a PF por resistir ao desmandos do Bolsonaro. E TCHAU BOLSONARO, A PAPUDA TE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS.

  2. Arthur Lira vai abaixar a bola, depois de hoje, ele também tem que estar na lista da PF, não por estar envolvido no Golpe de 08/01/2023, mas, por achaque ao erário público e intimidação ao Executivo, para liberação e emendas a fim de financiar à sua politicagem. Outro que se tem que por na cadeia para o bem da NAÇÃO BRASILEIRA.

  3. Quando é que o mundo reconhecerá o Brasil como uma ditadura? Na Venezuela, o Maduro tornou inelegível sua principal opositora e eventual vitoriosa na eleição. Na Nicarágua, o Ortega “venceu” a eleição com “90%” dos votos depois de prender todos os opositores. Em Cuba, o ditador de plantão , sucessor da família Castro, nem perde tempo de promover eleições. Aí eu pergunto novamente: Qual a diferença entre esses países e o Brasil?

  4. Direito de resposta de um VERDADEIRO BRASILEIRO PATRIOTA ao GADO MUNHOZ. O problema Munhoz é que você não pensa antes de escrever suas merdas, em segundo lugar, que o Bolsonaro e sua turma, tentaram acabar com a DEMOCRACIA no Brasil, e por estes motivos estão sendo presos e impedidos de fugir do Brasil como o Bolsonaro, cujo, quem sabe um dos aloprados de frente de quartel, tenha sido você, ou que sabe embarcou em algum ônibus e foi a Brasília fazer merda para o Mundo ver. Na minha opinião, gente como você que vem defender um indefensável é tão MAL CARÁTER como ele. Já disseram à você para procurar um psicólogo, mas, eu te digo, se joga em uma fossa, pois lá e seu lugar. E faz um favor aos Brasileiros que pensam e tem visão DEMOCRÁTICA, SUMA DO BRASIL, aqui não é lugar de VAGABUNDO GOLPISTA.

Deixe um comentário