O número de republicanos que são “muito positivos” em relação a Donald Trump saltou 12 pontos depois que o FBI invadiu sua casa na Flórida, informa a Newsweek, citando uma pesquisa conjunta do The Economist e do YouGov. Ao mesmo tempo, 6% mais partidários do Partido Republicano começaram a esperar com entusiasmo as eleições parlamentares de meio de mandato, mas ainda não está claro como o aumento da aprovação de Trump pode afetar a próxima votação.
Depois que o FBI invadiu a residência de Trump na Flórida na semana passada, o número de republicanos que são “muito positivos” sobre o ex-presidente cresceu, a Newsweek cita uma nova pesquisa. Um estudo conjunto do The Economist e da empresa de análise YouGov foi realizado de 13 a 16 de agosto com 1.500 americanos adultos.
De acordo com os resultados divulgados quinta-feira, 57% dos que se dizem republicanos atualmente têm uma visão muito positiva de Donald Trump. Este indicador cresceu significativamente ao longo da semana: da última vez, durante a pesquisa de 7 a 9 de agosto, 45% dos republicanos responderam da mesma forma, enquanto o índice geral de aprovação do ex-presidente entre os membros de seu partido permaneceu inalterado em 80%.
Enquanto 23% dos republicanos disseram ter uma opinião “bastante positiva” de Trump, 17% disseram ter uma opinião “bastante” ou “muito negativa”, e 3% disseram que não sabiam. Ao mesmo tempo, na semana passada, esses números foram, respectivamente, 34%, 17% e 3%.
Uma descoberta importante do estudo é que, no mesmo período da semana, o número de republicanos à espera das eleições parlamentares de meio de mandato também aumentou.
Na última pesquisa, 51% dos republicanos estavam mais entusiasmados com a próxima votação do que nas eleições anteriores do Congresso.
Na semana anterior, o mesmo número era de apenas 45%.
Ao mesmo tempo, o número de republicanos menos entusiasmados com a votação caiu ligeiramente de 16% para 15%, enquanto 29% dizem que sua atitude não mudou (31% na semana passada).
Para comparação, entre os democratas, esses números são de 36%, 15% e 40%, respectivamente.
Um número esmagador de republicanos também condenou as ações do FBI, com 61% “desaprovando fortemente” a busca, 11% “desaprovando”, com 11% “aprovando bastante e 10% “aprovando fortemente”.
Ainda não está claro se o aumento da aprovação de Trump e do Partido Republicano afetará as próximas eleições de meio de mandato, nas quais o ex-presidente apoiou vários candidatos de alto nível.
Como a Newsweek conclui, a pesquisa também trouxe algumas boas notícias para o presidente Joe Biden com os democratas: seu índice de aprovação aumentou quatro pontos e parou em 42%, enquanto seu índice de desaprovação caiu de 55 para 51%.
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
LEIA TAMBÉM
- Ex-procurador-geral do México é preso pelo desaparecimento de 43 estudantes em 2014
- Lula chama Bolsonaro de “genocida” e diz que trabalhador paga mais impostos que o Véio da Havan; assista
- Com 97% de votos, Assembleia da APP-Sindicato aprova apoio a Lula e Requião
- Bolsonaro entrevistado pelo Jornal Nacional, na Globo, segunda; um bom filho à casa torna?