‘Bolsonaro Genocida’ quebra a internet: Bolsonaro escondeu relatórios sobre mortes na pandemia, diz Folha

O Brasil se puxou pela memória nesta sexta (28/7/2023) a palavra de ordem Bolsonaro Genocida, que povoou as redes sociais durante a pandemia e a campanha eleitoral de 2022.

O assunto voltou à baila depois que a Folha anotou hoje que Bolsonaro escondeu, entre março de 2020 a julho de 2021, mais de mil relatórios sobre projeções de casos e mortes por covid-19 na pandemia.

Estima-se 700 mil mortes na pandemia, que, de acordo com especialistas em saúde, foi mal gerida no país sob Bolsonaro, além de o ex-presidente ser apontado com omisso durante a crise.

Dito isso, recordar é viver.

O então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a chamar o então presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) de “genocida” durante o comício realizado neste sábado (20/08), no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Economia

Lula recorreu da decisão do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia determinado a remoção de vídeos de um discurso em Garanhuns (PE) em julho no qual o petista chamava Jair Bolsonaro de genocida.

Os advogados avaliavam que a fala do petista estava protegida pela liberdade de expressão, não representava um ato de propaganda eleitoral antecipada, nem ofendia a honra e imagem de Bolsonaro, tendo sido apenas “uma crítica política legítima contra o responsável por dirigir (equivocadamente) o país durante a maior crise sanitária dos últimos cem anos“.

Além de voltar a chamar Bolsonaro de “genocida”, Lula também citou expressamente o nome do empresário Luciano Hang, que, segundo o atual presidente, na época, disse que o Véio da Havan paga menos impostos que os trabalhadores brasileiros.

O Véio da Havan foi flagrado em grupo de WhatsAPP de empresários bolsonaristas tramando um golpe de Estado para instalar uma ditadura no País, caso Lula fosse eleito em outubro.

Os atos golpistas ocorreram em Brasília no dia 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.

Naquele dia, há quase um ano, Lula prometeu, se eleito fosse, ir à porta da Volkswagen anunciar isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM

One Reply to “‘Bolsonaro Genocida’ quebra a internet: Bolsonaro escondeu relatórios sobre mortes na pandemia, diz Folha”

Comments are closed.