De acordo com investigadores da Polícia Federal, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não retorne aos territórios brasileiros até abril, poderá ser considerado “evasão do distrito da culpa”, uma justificativa para a prisão cautelar, de acordo com o artigo 302 do Código de Processo Penal.
O que você precisa saber sobre o pedido de prisão de Bolsonaro
- Investigadores da Polícia Federal consideram pedir a prisão de Jair Bolsonaro caso ele não retorne ao Brasil até abril.
- Bolsonaro está nos Estados Unidos desde dezembro e é alvo de investigações do STF por suposta participação em atos antidemocráticos.
- Caso das joias da Arábia Saudita envolvendo o ex-presidente tem levantado suspeitas.
- Endereços ligados a Bolsonaro podem ser alvo de busca e apreensão caso as joias não sejam apresentadas publicamente.
- A condenação do ex-presidente pelo TSE seria a única vantagem diante das duas investigações criminais que ele enfrenta.
Bolsonaro, que se encontra nos Estados Unidos desde 30 de dezembro, é alvo de investigações do Supremo Tribunal Federal por suposta participação em atos antidemocráticos em 8 de janeiro e, recentemente, se envolveu em um caso de tentativa de recebimento ilegal de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões do regime da Arábia Saudita. Caso as joias não sejam apresentadas publicamente, endereços ligados ao ex-presidente poderão ser alvo de busca e apreensão.
LEIA TAMBÉM