Pedágio mais caro do mundo “de Ratinho Junior” volta a ser cobrado no sábado

Cobrança nos lotes 1 e 2 do pedágio no Paraná recomeça neste sábado: veja valores e mudanças

A partir do próximo sábado, dia 23 de março, os motoristas que trafegam pelas rodovias sob as concessões da Via Araucária e da EPR Litoral Pioneiro no Paraná serão submetidos à cobrança de pedágio. Essa autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), marcando o início efetivo da cobrança após a prestação de serviços de guincho, manutenção e obras emergenciais.

Inicialmente, é importante destacar que motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas, assim como veículos oficiais, estão isentos da cobrança de pedágio em ambos os lotes. No entanto, para outras categorias de veículos, serão aplicados multiplicadores de tarifa, o que torna o pedágio mais caro para esses usuários.

No início de abril, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) irá realizar uma audiência pública com o intuito de ampliar as isenções para os moradores, cujos veículos e praças de pedágio estejam emplacados no município. [Abaixo, você lê mais sobre isso.]

Como parte da recomposição tarifária, os valores receberam um reajuste de 15,75%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) entre outubro de 2021 (data-base da tarifa ofertada no leilão) e março de 2024 (início da cobrança do pedágio).

No lote 1, sob concessão da Via Araucária, as tarifas variam entre R$ 8,70 e R$ 11,50 para a categoria 1, que engloba automóveis simples. Esses valores são distribuídos em diferentes praças de pedágio ao longo das rodovias concedidas.

Economia

No lote 2, administrado pela EPR Litoral Pioneiro, as tarifas variam entre R$ 7,60 e R$ 22,60, dependendo da categoria do veículo e da praça de pedágio. Destaca-se que, apesar da oferta de desconto de apenas 0,08% sobre as tarifas propostas no edital, os valores efetivamente cobrados serão até 50% menores do que os praticados nos antigos contratos.

Ambos os contratos de concessão permitem descontos progressivos nas tarifas para os motoristas que utilizarem as estradas de forma frequente. O uso da tag eletrônica de pagamento possibilita a aplicação automática desses descontos, beneficiando moradores de cidades próximas às praças de pedágio que necessitam passar pelos pontos de cobrança em seus deslocamentos de rotina.

Aqui está a tabela de preço do pedágio no Paraná

Praças com as novas tarifas no Lote 1:

São Luiz do Purunã – R$ 8,70 

Lapa – R$ 11,50

Porto Amazonas – R$ 10,90

Imbituva – R$ 10,00

Irati – R$ 10,20

Praças com as novas tarifas no Lote 2:

São José dos Pinhais – R$ 22,60

Jacarezinho – R$ 12,00 (três praças)

Carambeí – R$ 11,40

Jaguariaíva – R$ 7,60

Audiência pública na ALEP quer isenção de moradores próximos às praças de pedágio

Arilson Chiorato: adeus, pedágio mais caro do mundo
Arilson Chiorato quer isenção de tarifa para moradores próximos a praças de pedágios no Paraná.

Nó próximo dia 4 de abril, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná realizará uma audiência pública para exigir das concessionárias a isenção do pagamento da taxa de pedágio todos os veículos pertencentes aos moradores do Município onde estejam as praças de pedágio, cujos veículos estejam ali emplacados.

Moradores de localidades específicas no Paraná poderão se beneficiar da isenção de pedágio, de acordo com um projeto de lei, de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT), estabelecendo que moradores de municípios onde há praças de pedágio terão isenção nas tarifas.

Segundo informações que chegaram ao Blog do Esmael, moradores no entorno de praças de pedágio não terão isenção de tarifa. As concessionárias afirmam que a isenção é apenas para veículos oficiais, de emergência e motocicletas.

De acordo com o deputado Arilson Chiorato, a isenção de tarifa busca garantir o direito de locomoção dos moradores, principalmente aqueles que precisam atravessar as praças de pedágio com frequência.

A isenção será aplicada mediante cadastramento junto à concessionária responsável pela administração da rodovia e à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.

A audiência pública na ALEP, em 4 de abril, tem como objetivo atender à expectativa de isenção para reduzir os custos de deslocamento dos moradores das regiões afetadas pelo pedágio no estado, proporcionando maior acessibilidade e qualidade de vida.

Garantir essa medida vai atender a uma demanda antiga da população paranaense, que enfrenta altos custos de transporte devido às tarifas de pedágio. A isenação da tarifa poderá representar um passo importante na busca por soluções que garantam mais equidade e justiça social no acesso às vias públicas no estado.

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