Paraná é o último colocado em índice do Ensino Médio no Censo Escolar 2022, e usa tecnologia para controle e pressão, diz APP-Sindicato

Segundo a APP-Sindicato, as plataformas tecnológicas são diabolicamente utilizadas como instrumentos de controle e pressão no ambiente escolar

O Paraná apresenta o menor índice de estudantes matriculados em tempo integral na rede pública de ensino médio, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Censo Escolar 2022. Apenas 4,4% dos estudantes de ensino médio das escolas públicas estudam em tempo integral no estado, quase cinco vezes menos que a média nacional (20,4%). O estado também é o último colocado no ranking, sendo 14 vezes menor do que o primeiro colocado, Pernambuco, que apresenta 62,5%.

O que você precisa saber:

  • Paraná apresenta menor proporção de estudantes em tempo integral no ensino médio na rede pública.
  • Índice é quase cinco vezes menor que a média nacional e 14 vezes menor que o primeiro colocado, Pernambuco.
  • Paraná lidera em tecnologia na educação, oferecendo a maior quantidade de computadores por aluno entre todas as redes de ensino estaduais do Brasil.
  • APP-Sindicato vê plataformização e esvaziamento pedagógico na educação estadual.
  • Rede estadual paranaense também é a primeira no país em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais.
  • Para 2023, estado pretende manter liderança em infraestrutura tecnológica na educação com a aquisição de 77.300 equipamentos de informática.

Esses números refletem a precarização da educação pública na gestão do governador Ratinho Jr. (PSD), segundo a deputada federal Carol Dartora (PT-PR). No ano passado, o Paraná também ocupou o último lugar no ranking do Censo Escolar referente a esse dado, com índice de apenas 3,6%.

“Essa é a educação privatizadora e militar de Ratinho Jr.”, criticou a jovem deputada estadual Ana Júlia (PT), que iniciou sua militância político no movimento estudantil.

Plataformização e esvaziamento pedagógico do ensino

No entanto, o Paraná lidera em tecnologia na educação, oferecendo a maior quantidade de computadores por aluno entre todas as redes de ensino estaduais do Brasil. Segundo o Censo 2022, o estado conta com computadores e/ou notebooks em 99,4% das instituições da rede estadual de ensino, com uma distribuição equivalente a um computador para cada seis alunos da rede estadual. A rede estadual paranaense também é a primeira no país em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais, com todas as 2.109 escolas da rede estadual de ensino conectadas à internet.

Economia

Mas esse ponto tecnológico é visto com desconfiança pela APP-Sindicato, entidade representativa de 100 mil educadores paranaenses, que aponta aprofundamento da plataformização e esvaziamento pedagógico na educação estadual. Segundo a organização sindical, as plataformas tecnológicas são diabolicamente utilizadas como instrumentos de controle e pressão no ambiente escolar.

Para o secretário da Educação, Roni Miranda, a tecnologia é fundamental para o processo de modernização da educação pública do Paraná. “Por meio do uso destes recursos, em complemento à educação tradicional, é possível vislumbrar uma formação cada vez mais forte para os alunos do nosso estado”, afirmou Miranda. Para 2023, o estado pretende manter a liderança em infraestrutura tecnológica na educação. Já foram adquiridos 77.300 equipamentos de informática que serão entregues às escolas da rede estadual nos próximos meses.

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