Osmar Dias foi autor da emenda do Hospital de Cornélio Procópio | Situação feia para Ratinho Junior

A cada dia que passa fica pior para o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), acusado de “chupinhar” obras do governo federal e inaugurá-las como se suas fossem.

A indelével prova de que o governador Ratinho Junior “chupinhou” um hospital inteiro construído pelos governos Lula e Dilma está registrada na própria Agência Estadual de Notícias – o que é mais feio ainda.

Neste domingo (10/12), para corroborar a impressão do deputado Arilson Chiorato, presidente do PT do Paraná, o ex-senador Osmar Dias (PDT) também entrou na discussão sobre a paterninade do Hospital Regional de Cornélio Procópio.

Em um pronunciamento no Senado, no dia 14 de abril de 2010, Osmar anunciou da tribuna a assinatura de convênio com o então ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no valor de R$15 milhões, para a construção de um hospital regional na cidade de Cornélio Procópio.

A emenda coletiva de bancada foi autoria de Osmar, segundo os anais do Senado obtidos pelo Blog do Esmael, e não teve nada a ver com o governo de Ratinho Junior.

Ratinho Junior é governador do Paraná desde 1° de janeiro de 2019, portanto, quase nove anos depois desse “bigue-bangue” no Senado.

Economia

“Hoje teremos a oportunidade, então, de confirmar R$15 milhões para a construção do Hospital Regional de Cornélio Procópio, a fim de atender a todos os Municípios da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná )”, disse na época Osmar Dias, que ainda defendia a criação de um curso de Medicina na região.

O polêmico hospital vai beneficiar diretamente mais de 230 mil pessoas de 21 municípios da Amunop.

Enquanto Osmar discursava, nesse mesmo período, o presidente era Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que terminava seu segundo mandato.

A obra do Hospital de Cornélio Procópio, então, teve incio no governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

A partir de 2011, quando a emenda começou a ser executada, a então senadora Gleisi Hoffmann (PT) era chefe da Casa Civil.

A polêmica veio à tona na semana que passou porque Ratinho Junior esteve em Cornélio Procópio e inaugurou o hospital como se fosse uma obra dele, além de impedir que faixas agradecendo Lula, Dilma, Gleisi e Osmar fossem exibidas no local do evento.

Além disso, os apoiadores de Lula, Dilma, Gleisi e Arilson Chiorato foram recebidos com violência pela segurança do “governador chupim” – segundo os petistas, que registram tudo em vídeo.

Portanto, após exame de DNA, é possível reconhecer paternidades e maternidades do Hospital de Cornélio Procópio: Osmar, Lula, Dilma e Gleisi.

No reino animal, o chupim é conhecido por colocar seus ovos no ninho de outras espécies para que outros pássaros criem seus filhotes.

As vítimas mais conhecidas desse comportamento do chupim são o tico-tico e as corruíras.

Na política, o termo “chupinhar” uma obra é usado para descrever o ato de um político se apropriar de uma obra construída por outro político.

No caso específico de Cornélio Procópio, o governo do Paraná alega que o hospital foi construído com recursos federais, mas que a gestão da obra foi feita pelo governo estadual.

O hospital de Cornélio Procópio é uma obra importante para a região do Norte Pioneiro do Paraná.

O hospital é referência para o atendimento de pacientes de diversos municípios da região.

A obra foi iniciada durante o governo Lula, em 2010, que investiu fortemente na saúde pública.

O hospital é um exemplo da importância dos investimentos públicos em saúde.

No entanto, é importante que o governo estadual seja transparente sobre a origem dos recursos e sobre a participação do governo federal na obra.

O caso também deve ser debatido na política.

O PT pode usar o caso para criticar o governo Ratinho Junior nas eleições municipais de 2024.

O caso do hospital de Cornélio Procópio é um exemplo da disputa política entre o PT e o PSD no Paraná, que tende se ampliar no ano que vem.

“Demorou um bocado”, finalizou o ex-senador Osmar Dias, ao comemorar o fato de o governo federal ter concluído a importante obra em Cornélio.

Uma resposta para “Osmar Dias foi autor da emenda do Hospital de Cornélio Procópio | Situação feia para Ratinho Junior”

  1. O OSMAR DIAS FOI MUITO HONESTO E COMPETENTE EM TODOS OS CARGOS QUE EXERCEU, COMO SENADOR E MAIS DE UMA VEZ COMO SECRETÁRIO DE ESTADO, PRINCIPALMENTE NA AGRICULTURA, POIS QUANDO EU OCUPEI O CARGO DE AUDITOR DA CARTEITA RURAL DO BANESTADO, ELE SEMPRE ATENDEU E ERA MUITO ELOGIADO PELOS GERENTES DAS AGÊNCIAS DO BANESTADO E PELOS PREFEITOS DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ. QUE SAUDADES DO BANESTADO QUE FOI DOADO AO BANCO ITAÚ PELO EX GOVERENADOR JAYME LERNER E PELO EX PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.. O OSMAR DIAS MERECE UM BOM CARGO NO GOVÊRNO LULA, POIS É COMPETENTE.E PÓDE SER LEMBRADO PARA O GOVERNO DO ESTADO DO PR.

Deixe um comentário