Ratinho Junior “chupinhou” obra do governo Lula, diz presidente do PT [vídeo]

O presidente do PT no Paraná, deputado Arilson Chiorato, acusou o governador Ratinho Junior (PSD) de “chupinhar” uma obra do governo Lula em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro do Paraná, que vai atender diretamente 230 mil pessoas de 21 municípios da região.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Chiorato mostrou que seguranças do governador agrediram petistas que levaram faixas para agradecer o presidente Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff e a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, pela obra federal.

“Ratinho Junior não assentou um tijolo no Hospital construído 100% pelo Governo PT, em Cornélio Procópio, mas parece um chupim, querendo inaugurar obra dos outros”, disse Chiorato.

“Seguranças do governador agrediram petistas que levaram faixas pra agradecer Lula, Dilma e Gleisi pela obra”, denunciou o parlamentar.

O vídeo mostra seguranças do governador empurrando e agredindo petistas com chutes e socos.

Os petistas estavam com faixas com os dizeres “Obrigado, Lula! Obrigado, Dilma! Obrigado, Gleisi!”.

Economia

A obra em questão é um hospital federal começou a ser construído em Cornélio Procópio no ano de 2010, durante o governo Lula.

O hospital é referência para o atendimento de pacientes do Norte Pioneiro do Paraná.

A unidade vai atender diretamente os municípios da 18ª Regional de Saúde: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.

Arilson Chiorato disse que estuda a elaboração de um “guia completo” para impedir que bolsonaristas, ratistas e bolsonaristas “chupinhem obras e realizações do PT” durante a campanha eleitoral de 2024.

Ratinho Junior “chupinhou” obra do governo Lula, denuncia deputado do PT

O governo do Paraná informou que repudia a violência contra qualquer cidadão e que vai apurar os fatos.

O governador Ratinho Junior não se manifestou sobre as acusações.

No reino animal, o chupim é conhecido por colocar seus ovos no ninho de outras espécies para que outros pássaros criem seus filhotes.

As vítimas mais conhecidas desse comportamento do chupim são o tico-tico e as corruíras.

Na política, o termo “chupinhar” uma obra é usado para descrever o ato de um político se apropriar de uma obra construída por outro político.

No caso específico de Cornélio Procópio, o governo do Paraná alega que o hospital foi construído com recursos federais, mas que a gestão da obra foi feita pelo governo estadual.

O hospital de Cornélio Procópio é uma obra importante para a região do Norte Pioneiro do Paraná.

O hospital é referência para o atendimento de pacientes de diversos municípios da região.

A obra foi iniciada durante o governo Lula, em 2010, que investiu fortemente na saúde pública.

O hospital é um exemplo da importância dos investimentos públicos em saúde.

No entanto, é importante que o governo estadual seja transparente sobre a origem dos recursos e sobre a participação do governo federal na obra.

Ratinho Junior jura que investiu R$ 16,4 milhões do governo do estado na aquisição de equipamentos e aparelhos hospitalares e promete que irá repassar mensalmente R$ 800 mil para custeio da unidade.

O caso também deve ser debatido na política.

O PT pode usar o caso para criticar o governo Ratinho Junior nas eleições municipais de 2024.

O caso do hospital de Cornélio Procópio é um exemplo da disputa política entre o PT e o PSD no Paraná, que tende se ampliar no ano que vem.

Portanto, o caso também é um exemplo da importância da transparência nos investimentos públicos.

Deixe um comentário