O presidente Lula discursa na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o pódio na abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), um evento que abordará questões cruciais, tais como as mudanças climáticas, a preservação ambiental e a sustentabilidade global.

O Blog do Esmael traz uma cobertura em rede e detalhada da cúpula que ocorre em Nova Iorque, com início marcado para as 10 horas da manhã desta terça-feira, 19 de setembro [abaixo, assista ao vivo].

A conferência internacional reunirá líderes de todo o mundo e será transmitida ao vivo para o Brasil e o mundo.

Nossos leitores poderão contar com informações detalhadas sobre os painéis e iniciativas que compõem este evento multipolar.

Além do presidente Lula, a comitiva brasileira conta com a presença de ministros de diversas pastas, incluindo Fazenda, Cidades, Minas e Energia, Meio Ambiente, Mudança do Clima, Saúde, Mulheres, Direitos Humanos e Cidadania, entre outros.

Anualmente, o líder do país tem a honra de fazer o discurso inaugural, dando início ao debate geral que reúne os líderes dos 193 países membros da ONU.

Economia

A temática central da 78ª Assembleia da ONU é “Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade: Reconstruindo a Confiança e Reavivando a Solidariedade Global”.

O evento tem como objetivo acelerar a ação em prol da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando a paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as nações.

Um breve olhar sobre a história revela que a Organização das Nações Unidas foi oficialmente criada no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 24 de outubro de 1945, por meio da Carta das Nações Unidas.

Atualmente, 193 Estados fazem parte dessa coalizão global, e todos eles têm representação na Assembleia Geral, o órgão deliberativo da ONU.

O Brasil se destaca como um dos 51 membros fundadores da ONU, tendo formalizado sua adesão em 21 de setembro de 1945.

É importante ressaltar que em 1947, o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a primeira sessão especial da Assembleia Geral da ONU, que tratou da questão da Palestina.

Desde 1955, o Brasil tem o privilégio de proferir o discurso de abertura do Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Acompanhe de perto a representação do Brasil na 78ª Assembleia Geral da ONU e mergulhe nas discussões sobre a paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade global.

O Blog do Esmael trará análises aprofundadas e informações exclusivas sobre este evento de importância global.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário