O encontro de Lula com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas; assista ao vídeo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta (17/11), na COP27, se encontrou com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas. [Abaixo, veja o que disse o próximo mandatário brasileiro e assista ao vídeo.]

  • Quando participava das reuniões do G20, o que mais pensava era que não se falava dos problemas do povo. Os indígenas não existiam, as periferias não existiam. Não era um assunto levado. Quando eu vejo a solidariedade entre eu e os indígenas, fico com muito orgulho.
  • Assumir a responsabilidade de representar os povos indígenas é uma coisa que eu não tenho tamanho para, mas eu tenho vontade e compromisso. Tenho muito orgulho de ter contribuído para que muitos indígenas tenham feito curso superior.
  • Quero que indígenas brasileiros participem da governança do país. Por isso estou criando o Ministério dos Povos Originários. E teremos uma saúde pública especial para povos indígenas. A Funai não precisa ser dirigida por um branco. Para mudarmos a compreensão.
  • As pessoas que governam, olham para o mundo com uma lógica completamente diferente da que os povos indígenas olham. Tenho uma consciência moral e ética de que preciso ajudar na reparação pelo que fizeram com os povos indígenas no Brasil.
  • É necessário dar aos indígenas o direito de trabalhar, plantar, conservar nossa natureza. Estou voltando à presidência com um apoio extraordinário de companheiros indígenas, para tentar fazer uma governança que seja exemplo para o mundo.
  • Em 2023, faremos uma Cúpula da Amazônia, com todos os países que tem parte da Amazônia. Nós nunca nos reunimos para apresentar uma proposta ao mundo. Não é só preservar, mas queremos saber como que o mundo irá nos ajudar a cuidar do que é bom para o planeta terra todo.
  • Os povos indígenas farão parte da governança brasileira. Cuidaremos da preservação de seus territórios e da garantia de seus direitos. Agradeço pelo encontro de hoje na COP27.

Assista ao vídeo com o discurso de Lula no Fórum Internacional dos Povos Indígenas:

LEIA TAMBÉM