Município de Toledo, no Oeste do Paraná, censura show de Chico César após foto com Lula

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, cancelou o show do cantor Chico César, que estava previsto para acontecer durante a Virada Cultural de 8 a 10 de dezembro.

O motivo do cancelamento, segundo informações publicadas pelo Jornal do Oeste, seria uma foto na qual o artista aparece ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na quinta-feira (21/11), em Brasília, Lula condecorou o músico Chico César com a Ordem Rio Branco, no Palácio do Itamaraty.

>>Curitiba será obrigada a adotar Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

A decisão do município causou polêmica e foi criticada por diversos setores da sociedade, incluindo artistas, políticos e defensores da liberdade de expressão.

A secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, considerada uma das melhores que o município já teve, segundo o colunista, está isenta da responsabilidade pelo cancelamento do show.

Economia

O show de Chico César seria realizado no dia 10 de dezembro, no Parque Diva Paim Barth, em Toledo.

O artista é um dos principais nomes da música brasileira e já recebeu diversos prêmios, incluindo o Grammy Latino.

A Virada Cultural de Toledo é um evento gratuito que reúne artistas de diversas áreas e, nesta 12ª edição, tem um enfoque voltado à música popular brasileira.

>>Como foi o início do julgamento de Sergio Moro pelo TRE-PR

A edição deste ano está marcada para acontecer em três pontos da cidade, entre os dias 8 e 10 de dezembro, e contará com a participação de dezenas artistas regionais e nacionais.

A decisão de cancelar o show de Chico César foi tomada pela gestão do prefeito Beto Lunitti (MDB).

O município alega que a foto do artista ao lado de Lula teria causado “repercussão negativa” e que poderia “gerar incômodo” à população.

No segundo turno das eleições presidenciais de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alcançou 68,76% dos votos válidos na cidade, enquanto Lula foi a preferência de 31,24% dos eleitores toledanos.

A justificativa do município foi criticada por diversos setores da sociedade.

A decisão viola a liberdade de expressão.

A notícia do cancelamento do show de Chico César repercutiu nas redes sociais e na imprensa.

Diversos artistas, políticos e defensores da liberdade de expressão se manifestaram contra a decisão do município.

>>Moro votou no Senado com o governo Lula: Adesão da Bolívia ao Mercosul

O cancelamento do show de Chico César coloca em dúvida o futuro da Virada Cultural de Toledo.

A secretária da Cultura do município, Rosselane Giordani, que, segundo os bastidores políticos, se posicionou contra a decisão do cancelamento do show, está sob pressão e os conservadores teriam pedido a exoneração da moça.

O cancelamento do show de Chico César é um caso emblemático de censura artística.

A decisão do município de Toledo causou polêmica e foi criticada por diversos setores da sociedade.

O caso ainda está em aberto e é possível que a Virada Cultural de Toledo seja objeto de investigação pelas autoridades, a pedido da oposição no município.

Sobre o município de Toledo

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, a 600 km de Curitiba, tem uma população estimada de 156.123 habitantes em 2022, o décimo primeiro mais populoso do Paraná. 

O número de eleitores é de 104.165. 

Toledo é conhecida como a Capital do Agronegócio e como a cidade do porco no rolete. 

Em 2022, a cidade recebeu o título de “Melhor Cidade do Brasil em Indicadores Econômicos”.

10 Replies to “Município de Toledo, no Oeste do Paraná, censura show de Chico César após foto com Lula”

  1. Parabéns ao prefeito de Toledo. Achei foi pouco. O que a esquerda tem feito de melhor nos últimos anos foi censurar qualquer coisa que vá conta os seus ideais comunistas. Então quer dizer que a direita não pode censurar? Pode sim. Levanta direita.

  2. Eu como público quero boicotar quem aprova ladrão na cadeira de presidente de um páis tão lindo. Ou o país é feio?

  3. Isso só prova que os Governantes não estão nem aí com o povo. Cada um só está vendo o seu lado. Por outro lado, artistas não deveriam se envolver com políticos. Se têm alguma coisa contra um político, expresse sua opinião entre família e amigos, mas nunca em cima de um palco. Essa é a MAIOR IDIOTICE do mundo. Uma pessoa pública que tira foto com um político polêmico seja de esquerda ou de direita, está automaticamente pedindo rejeição do povo. Quanta gente burra, meu Deus.

  4. Lendo o conteúde de alguns comentários, se nota que os toledanos são aculturalizados. Devem na sua grande maioria ouvir sertanejo, bem do tipo, música de cornos. Porque um manifestação artística não se pode confundir com a opinião do artista sobre que ele elegeu para ser Presidente do Brasil. E como bem se disse. Agora como vai ficar Prefeito de Toledo, se os Ministérios do Governo Federal, resolverem passar a tesoura nos repasses de recursos da cidade, se todos os Ministros entenderem que foi uma afronta ao Presidente e uma sacanagem ao artista. Porque por mais que tente explicar, não vai justificar. Reze para o Ministro Pimenta, não tomar para si esta desfeita. Vai levar algum tempinho para Toledo ver a cor das verdinhas do Governo Federal, terá que se apegar ao saco do Ratinho que também não tem lá uma boa imagem perante o Governo Federal. Em resumo, Toledo abriu a própria cova e sem grana, não tem obra e nada de útil a população. Quem mais vai perder é os pobres da cidade que dependem da ajuda governamental para se manterem vivos. Parabéns Bozalóide Prefeito de Toledo.

  5. A.maioria dos paranaenses, são os “confederados do Brasil”. Nacionalistas, Racistas. Fascistas e muitos são amantes dos Nazi. Aposto que pra eles tanto faz quem seja o presidente, mas basta ser branco de olhos azuis.

  6. Tudo bem que o artista é malogrado e em final de carreira, mas a foto nem sequer foi tirada na cidade de Toledo e foi tirada em evento anterior ao show, ao contrário daquela travecona durante o Lullapalooza levantou bandeira do PT com foto do Lula.

    Por isso, se der processo por danos morais ou censura política, o município perde.

  7. bem se vê que não conheces o município de Toledo e seus moradores, tão pouco conhece a opinião da maioria dos toledanos:
    1- A decisão foi parabenizada pela população de Toledo, enaltecendo o prefeito que ouviu a maioria dos toledanos em não trazer para Toledo artistas que não conhecem nossa realidade.
    2- Nós toledanos gostamos da cultura e sabemos que podemos nos expressar através dela, mas jamais aceitar certas “culturas politizadas de esquerda ou de direita” queremos ouvir boa música, só isso.
    3- O cancelamento do show de Chico César NÃO É censura artística, porque quando envolve política no meio cultura deixa de ser cultura.

  8. Despois desta o Governo Federal deveria tirar da listas de Municípios com direito a repasse de recursos federais, já que seria uma “afronta e pegaria mal” se o Presidente Lula assinar o repasse deste recursos ao Município de Toledo. Este deve ser mais um prefeito IMBECIL que tem aqui no Estado do Paraná. Agora prefeito de merda, será que caso o Presidente resolver fazer isso, fosse irá falar o quê? Ai é só abaixando a tanga para ele te mandar dinheiro. BOLSONARISTA IMBECIL.

  9. A exoneração de uma Secretária da Cultura, do porte da sra. Rosselane Giordani, é uma excrescência, que só pode sair da cabeça de idiotas.
    Avisem os toledanos que as outras atrações nacionais, nação zumbi e a tulipa ruiz- bem como 99% dos artistas nacionais consagrados-, também fizeram o L e tem fotos com o atual mandatário.

Comments are closed.