Minha Casa, Minha Vida: Lula assina medida provisória para retomar programa habitacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória para retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, com a meta de entregar 2 milhões de unidades habitacionais até 2026. A cerimônia ocorreu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, onde foram entregues 684 apartamentos em dois conjuntos habitacionais.

Uma das novidades do programa é o retorno da Faixa 1, que agora será voltada para famílias com renda de até R$ 2.640, e até 50% das unidades subsidiadas serão destinadas a esse público. O subsídio oferecido para famílias nessa faixa de renda varia de 85% a 95%. O programa também contemplará famílias em situação de rua e haverá a possibilidade de locação social.

Durante a cerimônia, Lula mencionou que escolheu Santo Amaro da Purificação por causa de seu simbolismo cultural, como o patrimônio artístico e histórico, e a terra natal dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Lula também homenageou Dona Canô, mãe dos cantores, pela sua inteligência rara e representatividade social.

“É de Santo Amaro, na retomada do Minha Casa Minha Vida, que vou sair com energia para recuperarmos juntos o Brasil e para fazer nosso país voltar a ser feliz!”, suspirou Lula.

Além disso, durante a cerimônia, foram entregues, simultaneamente, 2,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em nove municípios de seis estados brasileiros, onde as obras haviam sido paralisadas.

Os conjuntos habitacionais entregues em Santo Amaro foram inicialmente contratados em 2013, mas as obras foram abandonadas pelos governos seguintes, chegando a ficar 94% concluídas em 2016.

Economia

Lula afirmou que uma das suas prioridades será retomar obras que ficaram paralisadas nos governos anteriores, como no campo da educação, onde há mais de 4 mil obras paradas.

O presidente pretende viajar pelo Brasil com seus ministros para visitar as cidades e estradas para impulsionar a economia do país.

LEIA TAMBÉM