Lula é recebido na Assembleia da República e encerra visita a Portugal com acordos comerciais bilaterais e reaproximação diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado na Assembleia da República, Parlamento português, encerrando sua primeira viagem à Europa em seu terceiro mandato presidencial nesta terça-feira (25/4). A visita foi marcada por acordos comerciais bilaterais e reaproximação diplomática entre os países.

“Brasil e Portugal são países obstinados pela paz, justiça, inclusão social e liberdade. Tenho a satisfação de poder contar com o apoio dos irmãos portugueses. Agradeço o convite do presidente Marcelo Rebelo Sousa no 25 de abril. Viva a democracia!”, exultou o presidente Lula.

Dentre os acordos firmados, destaca-se a internacionalização de startups, validação de diplomas de ensinos fundamental e médio e combate ao racismo contra brasileiros que vivem em Portugal. Na Cimeira Brasil-Portugal, encontro que não ocorria há seis anos, Lula anunciou a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Lisboa, para estreitar a cooperação bilateral e criar novos negócios.

O comércio bilateral entre Brasil e Portugal tem sido crescente, com as exportações brasileiras para o mercado português somando US$ 4,17 bilhões no ano passado, lideradas pelo petróleo (59% do total exportado), seguido por soja e milho. Já as importações do Brasil incluem azeite, vinho e componentes para aeronaves. Em 2022, o comércio bilateral movimentou US$ 5,26 bilhões, alta de 50,8% em comparação ao ano anterior.

Na segunda-feira (24/4), Lula e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram o Prêmio Camões ao escritor Chico Buarque. O ato de entrega do prêmio havia sido negado pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019.

Em Madri, na Espanha, Lula se reunirá com empresários brasileiros e espanhóis nesta terça-feira e terá encontro com o presidente do governo, Pedro Sánchez, no Palácio Moncloa, sede do governo espanhol, no dia seguinte. Ele também almoçará com o rei Felipe VI, no Palácio Real, antes de retornar ao Brasil.

Economia

A viagem de Lula é estratégica para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que interessa a ambos os países. O Brasil ocupará a presidência temporária do Mercosul e a Espanha o cargo equivalente na UE no próximo mandato semestral dos blocos, que se inicia em 1º de julho deste ano.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário