Lisboa volta a adotar medidas de lockdown para conter avanço da Covid-19

Portugal volta a implementar medidas de lockdown em diversas regiões da grande Lisboa a partir de 1° de julho para conter nova onda de infecções pela Covid-19. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (25), dois dias após a própria capital ter implementado medidas mais restritivas de funcionamento para estabelecimentos comerciais.

A medida estará em vigor de 1º a 14 de julho, quando será revisada, de acordo com documento do governo. Nas 19 áreas definidas, haverá limite de até cinco pessoas para reuniões, de dez na grande Lisboa e de 20 no resto do país.

Pessoas que vivem em áreas afetadas da capital – que representam um total de 19 regiões que não incluem o centro de Lisboa – poderão deixar suas casas apenas para comprar produtos essenciais, como alimentos e medicamentos, e para se deslocarem ao trabalho. “A única forma eficiente de controlar a pandemia é ficar em casa sempre que possível, manter o distanciamento social a todo tempo e manter os padrões de proteção e higiene”, disse o primeiro-ministro, Antonio Costa.

LEIA TAMBÉM:

Datafolha: 64% acreditam que Bolsonaro sabia onde Queiroz estava escondido

Auxílio emergencial terá mais 3 parcelas de R$ 500, R$ 400 e 300, diz Bolsonaro

Economia

Novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, é discípulo de Olavo de Carvalho

Com 40.415 casos de infecções e 1.549 mortes pelo novo coronavírus, Portugal é considerado caso de sucesso na luta contra doença. O país começou a suspender as medidas de lockdown em 4 de maio.

*Com informações da Reuters