Início / sergio moro

Julgamento no TSE: Gleisi espera cassação de Moro por fraude eleitoral

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), expressou sua expectativa em relação ao julgamento do senador Sergio Moro (União-PR) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcado para as sessões de 16 e 21 de maio. O Blog do Esmael vai cobrir esse julgamento ao vivo, desde Brasília.

Gleisi destacou que a candidatura de Moro ao Senado foi beneficiada por recursos não permitidos por lei, durante a pré-campanha em que ele simulou ser candidato à presidência. Essa simulação, segundo a deputada, resultou em um desequilíbrio ilegal em relação às demais candidaturas, sendo este o principal fundamento da ação movida pelo PT do Paraná para cassar o mandato do ex-juiz parcial.

A candidatura de Sergio Moro ao Senado foi favorecida por recursos não permitidos por lei, durante a pré-campanha em que ele fingiu ser candidato a presidente”, lembrou a dirigente petista. Segundo ela, o simulacro de eleição presidencial provocou um desequilíbrio ilegal frente às demais candidaturas, o que fundamenta a ação movida pelo PT do Paraná para cassar o mandato do ex-juiz parcial.

É no mínimo estranho que o vice-procurador Eleitoral da República tenha recomendado a manutenção do mandato, divergindo frontalmente do Ministério Público Eleitoral do Paraná, que acompanhou toda a campanha de 2022 no Estado”, observou Gleisi.

Para a presidenta do PT, o caso Moro é sim muito semelhante ao da juíza Selma Araújo, de Mato Grosso, que já foi cassada. Vamos seguir defendendo que a Justiça seja feita pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou.

Caso Moro seja inocentado, isso poderá abrir a porteira para a elegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026, representando um cenário incerto e de potencial impacto para o futuro político do país. A decisão do TSE pode servir como precedente para o Supremo Tribunal Federal reconsiderar a inelegibilidade de Bolsonaro, segundo juristas ouvidos pelo Blog do Esmael.

LEIA TAMBÉM