Bolsonaro inelegível: Julgamento da ação do PDT contra no TSE; acompanhe ao vivo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início na manhã desta quinta-feira, dia 22 de junho, ao julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto (PL), candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República nas Eleições de 2022. A sessão plenária desta quinta-feira será transmitida ao vivo pelo Blog do Esmael, a partir das 8h30.

Assistir ao vivo: #BolsonaroInelegível

Julgamento do TSE pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível; assistir ao vivo.

O julgamento pode resultar na inelegibilidade de Bolsonaro usará o paradigma Francischini – Primeiro político defenestrado por disseminar fake news. O ex-deputado cassado Fernando Francischini (União-PR), cassado em outubro de 2021, perdeu o mandato de deputado estadual no Paraná por, segundo o Ministério Público, incitar a população a desprestigiar a Justiça Eleitoral, incutindo em seus ânimos a clara noção de que as eleições brasileiras estavam sendo fraudadas a favor de algum candidato e contra o candidato Jair Bolsonaro, por meio de vídeo postado nas redes sociais.

ALEP Mais Perto

O TSE reservou três sessões para analisar o processo, incluindo a sessão desta quinta-feira. Caso necessário, o julgamento poderá ser retomado nas sessões das próximas terça-feira e quinta-feira (27 e 29). Vale ressaltar que as sessões do dia 22 e 29 terão início às 9h, uma hora mais cedo do que o habitual.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral segue um rito processual previsto no artigo 22, incisos I a XVI, e no artigo 23 da Lei Complementar nº 64/1990.

Natal Foz

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral, é o relator do caso, cujo relatório da Aije está disponível para consulta neste link do Blog do Esmael.

Gonçalves também foi o relator da ação no TSE que cassou, no mês passado, o mandato do ex-deputado Deltan Dallagnol (PODE-PR) por fraude à lei. O ex-procurador da Lava Jato ficou inelegível.

Acompanhe o desenrolar desse julgamento pelo Blog do Esmael, onde a cobertura da política ocorre em tempo real.

Economia

LEIA TAMBÉM

3 Replies to “Bolsonaro inelegível: Julgamento da ação do PDT contra no TSE; acompanhe ao vivo”

  1. Enfim os membros do tribunal tem em suas mãos o remédio para a loucura que foi os quatro anos do Bolsonaro

  2. Hoje o Brasil se livra desta aberração. Espero que o Nunes Marques tenha vergonha na cara e respeite as famílias que perderam seus entes queridos para Covid, são 700 mil mortos senhor Ministro Nunes Marques, lembre deles antes de pedir vistas ao processo. Se o fizer, estará desrespeitando 700 mil famílias que estão esperando os Bolsonaro começar a cumprir as suas sentenças pela sua inabilidade, falta de humanidade e idiotice profunda.

  3. Espero que seja caçado, preso na seqüência e que os brasileiros aprendam que o voto é SAGRADO e a única “arma” que temos para acabar com os mal e maus políticos no comando do nosso Brasil. Espero que os 04 anos do desgoverno deste cidadão tenham servido de lição. Porque eu tive nos quatro anos de desgoverno deste cidadão, após sua eleição, a impressão, à princípio e na seqüência, a certeza e convicção, que colocaram um LUNÁTICO na Presidência do Brasil e o mesmo abriu a porta dos sanatórios, e deixou milhões de malucos como ele, soltos que resultou em 08/01/2023 e antes deste episódio, por pura incompetência e maudade deste cidadão, a perda para covid de 700 mil brasileiros(as). Enfim, SEM ANISTIA PARA ELE, é o mínimo que espero.

Comments are closed.