Jovem Pan contrata Claudio Dantas e mantém linha editorial de direita para enfrentar Lula

JP quer desempenhar papel golpista que coube ao O Antagonista em 2016

Na busca por se posicionar como uma emissora de viés político de direita, o Grupo Jovem Pan contratou o jornalista e apresentador Claudio Dantas, que estava na direção do site O Antagonista desde 2015. Embora o anúncio oficial só deva ser feito na próxima segunda-feira (13/3), Dantas já é considerado o novo Diretor da Sucursal de Brasília da JP e principal integrante do programa Os Pingos nos Is, que é o carro-chefe da emissora.

Sobre a posição da Jovem Pan contra o governo Lula

  • Grupo Jovem Pan contrata Claudio Dantas, ex-diretor do site O Antagonista;
  • Contratação sinaliza que a emissora manterá sua linha editorial de direita;
  • Dantas será o novo Diretor da Sucursal de Brasília da JP e principal integrante do programa Os Pingos nos Is;
  • JP já havia contratado André Ramos como Diretor de Jornalismo e Esporte, que também é adepto da direita;
  • A contratação de Dantas faz parte da estratégia da JP de se armar para um possível confronto com o governo Lula;
  • Folha, Estadão e Globo continuam na extrema direita porque, por ora, seu projeto econômico ainda coincide com o do governo;

A contratação de Dantas é um sinal claro de que o Grupo Jovem Pan não mudará sua linha editorial para agradar ao novo governo petista, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo fontes ouvidas pelo jornalista Ricardo Feltrin, no site UOL, o Grupo já havia contratado André Ramos como Diretor de Jornalismo e Esporte, vindo da CNN, e que também é considerado um adepto da direita.

Com a chegada de Dantas, a Jovem Pan amplia sua lista de jornalistas que nutrem simpatia pela direita, mantendo-se firme em sua postura ideológica, apesar de já ter se livrado de comentaristas extremistas. No entanto, ainda mantém bolsonaristas ferrenhos, como Pablo Spyer e Alan Ghani.

A contratação de Dantas é um movimento estratégico da Jovem Pan, que busca se armar para um possível confronto com o governo petista. Enquanto isso, a Folha, Estadão e Globo continuam hibernando na extrema direita porque, por ora, seu projeto econômico ainda coincide com o do governo, como a manutenção da política de preços da Petrobras, taxa alta de juros, Banco Central independente e reforma trabalhista que penaliza os trabalhadores e arrocha os salários, o que tem gerado um poder de compra cada vez mais baixo para os trabalhadores.

Com a contratação de Dantas, a Jovem Pan busca manter-se como uma emissora neoliberal e de direita, pronta para enfrentar o governo Lula, e que, ao que tudo indica, promete ser um governo de embate ideológico intenso mais adiante.

Economia

Nunca é demais recordar que o site O Antagonista esteve no projeto de derruba de Dilma Rousseff, em 2016, na sustentação de Michel Temer, e na eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora, a JP quer desempenhar esse papel golpista.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário