Jair Bolsonaro pode ser convocado pela CPMI do Golpe, confirma relatora Eliziane Gama

Ao responder a questionamentos da imprensa, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) indicou que, se necessário, não descarta a possibilidade de convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a sessão da CPMI de 8 de janeiro.

A senadora Eliziane Gama, que é a relatora, acredita que a CPMI está seguindo a linha de investigação correta, em alinhamento com os fatos.

Ela ressaltou que, apesar da comissão não ter acesso a inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) ou da Polícia Federal, a prisão de Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) é coerente com o progresso da investigação parlamentar.

Vasques, acusado de estabelecer bloqueios nas estradas com o objetivo de impedir o acesso dos eleitores aos locais de votação, já havia prestado depoimento perante a comissão em 20 de junho.

No decorrer de sua participação na comissão, Silvinei Vasques teria feito declarações falsas de forma flagrante em várias ocasiões.

Como consequência, uma representação foi encaminhada ao Ministério Público Federal para adoção das medidas apropriadas.

Economia

A senadora Eliziane, após discutir o assunto com o presidente da CPMI, deputado Artur Maia (União-BA), e a imprensa, enfatizou a necessidade de reconvocar Vasques.

A prisão recente de Vasques apenas reforça essa necessidade.

Um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Silvinei Vasques foi alvo de investigações pela CPMI devido aos bloqueios rodoviários realizados pela PRF no Nordeste no dia do segundo turno das eleições presidenciais.

Essas operações visavam áreas onde as pesquisas indicavam um forte apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que eventualmente saiu vitorioso nas eleições.

Como uma estratégia adicional para aprofundar as investigações, Eliziane propôs que a CPMI promova confrontos, como entre o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o Superintendente de Polícia na Bahia, Leandro Almada.

Além disso, ela sugeriu confrontos entre Silvinei Vasques e membros da PRF, utilizando relatórios e ordens que aparentemente demonstram o foco dos agentes na região Nordeste.

Um relatório teria sido elaborado na presença de Silvinei, onde ele solicitou a remoção de todos os dispositivos de comunicação durante a reunião.

A CPMI já aprovou diversos documentos e, após uma análise mais aprofundada, planeja fazer novos requerimentos, incluindo confrontos adicionais.

Sim, Bolsonaro poderá ser convocado para depor na CPMI, ressaltou a senadora.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Jair Bolsonaro pode ser convocado pela CPMI do Golpe, confirma relatora Eliziane Gama”

  1. Sinceramente, com tantas evidências da participação do Bolsonaro em ações criminosas no seu desgoverno. Fica a pergunta. Porque ainda não foi expedido o mandato de prisão dele?
    – 700 mil mortos na pandemia;
    – grotesca micagem em relação as pessoas que estavam morrendo por falta de oxigênio no Amazonas;
    – difundir informações falsas sobre o efeito da vacina “se tomar vira jacaré”;
    – desmobilizar os pais para vacinar seus filhos contra a COVID;
    – difundir medicamentos sem eficácia contra a COVID e gastar recursos públicos com o laboratório do Exército na fabricação deste medicamentos;
    – destituir funcionários no exercício de seu dever, ao saber que estavam investigando seu filhos corruptos e safados como ele;
    – tentativa de furtar jóias que deveriam ser catalogadas e guardadas junto aos órgãos competentes, fora que tentou vender ou vendeu algumas nos EUA a sua revelia;
    – transferir recursos públicos, via cartão corporativo, para a Michelle e a sua tia para pagar contas pessoais e elegar que ela não tem renda para se sustentar, e a grana do PL que ele recebem todo mês que é também oriunda do erário público e que ambos não exercem nenhuma atividade pública a não ser dois políticos corruptos;
    – mentor do golpe de 08/01/2023, que devido a sua “inteligência” deu bucha.
    E como digo, FALTA O QUÊ PARA PRENDER BOLSONARO E CIA.

Deixe um comentário