Investimento em pesquisas é o caminho para o futuro do país, afirma Luciana Santos ao assumir o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações

Como ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos será responsável por dirigir a formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Formada em engenharia eletricista, ela conta com ampla experiência em cargos públicos, incluindo deputada federal e estadual, prefeita e vice-governadora de Pernambuco.

Luciana Santos, a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, declarou nesta segunda-feira (02/01) que a recomposição do orçamento da ciência no Brasil é uma prioridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela afirmou que trabalhará junto ao Congresso Nacional para a atualização da bolsa de pesquisa CNPQ e da CAPES, o que é fundamental para a formação do capital humano.

A ministra também destacou a necessidade de garantir o acesso dos jovens às universidades e institutos de pesquisa.

Outras prioridades incluem o desenvolvimento de um sistema integrado de tecnologia na Amazônia, com foco na biotecnologia e na preservação da região, e o fortalecimento do programa espacial nacional.

Luciana Santos é engenheira eletricista e já foi deputada federal, deputada estadual, prefeita e vice-governadora de Pernambuco.

Economia

LEIA TAMBÉM