Imprensa russa repercute admiração de Bolsonaro por Putin

► Bolsonaro sobre Putin: líder russo ‘um dos homens mais poderosos do mundo’
► Além disso, Jair Bolsonaro admitiu que diante da situação do mundo, não é fácil para Vladimir Putin tomar decisões

A agência de notícias russas TASS, nesta quarta-feira (09/03), afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou os detalhes de suas conversas com seu colega russo Vladimir Putin e admitiu que o considerava uma das pessoas mais poderosas do planeta, disse ele nesta terça-feira (08/03) em uma reunião com membros de igrejas evangélicas.

– Há algumas semanas me encontrei com um dos homens mais poderosos do mundo. Ele está passando por um conflito com um país vizinho. Conversamos com ele por quase três horas, só nós e nossos intérpretes, sobre questões estratégicas – disse o presidente brasileiro numa reunião organizada pelo pastor Silas Malafaia.

Bolsonaro também compartilhou os detalhes das negociações e suas impressões sobre a conversa.

Em particular, Jair Bolsonaro lembrou mais uma vez o apoio da Rússia à soberania do Brasil sobre a região equatorial da floresta amazônica, enquanto outros países “supostamente no interesse da proteção ambiental” disseram que essa área é “patrimônio de toda a humanidade”, questionando os direitos da nação sul-americana para isso.

O presidente brasileiro também chamou a atenção para suas palavras finais durante uma conversa com a imprensa em Moscou: “O mundo é nossa casa, e Deus está acima de nós”.

Bolsonaro disse ainda que gostou muito de outro gesto do líder russo:

Economia

– Ele me convidou para visitar seu escritório quando eu estava prestes a sair – emocionou-se Bolsonaro.

– O que tudo isso nos diz? O mundo é uma entidade inteira. O que acontece a 10.000-20.000 quilômetros de distância nos afeta – concluiu Bolsonaro.

Além disso, admitiu que, à luz da situação do mundo, “não é fácil para ele tomar decisões”.

– Temos 210 milhões de pessoas que sentirão as consequências de qualquer decisão que eu tomar – disse o inquilino do Palácio do Planalto.

Bolsonaro visitou Moscou em meados de fevereiro, onde manteve “conversas extensas e construtivas” com Putin.

A visita do presidente brasileiro ocorreu apesar da pressão diplomática de Washington, que pedia seu cancelamento, registra a TASS.

Aqui está a íntegra do encontro entre Bolsonaro e líderes evangélicos [vídeo]