Haddad: contrariado, Bolsonaro cumpre Lei do Piso do Magistério

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse nesta sexta-feira (04/02) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre contrariado a Lei do Piso do Magistério.

Segundo Haddad, que é pré-candidato ao governo de São Paulo, Bolsonaro pretendia revogar o dispositivo que reajuste o vencimento dos professores da educação básica.

– Pressionado, Bolsonaro cumpre Lei do Piso do Magistério que, desde sua sanção pelo presidente Lula, contempla fórmula de reajuste que o governo atual pretendia revogar. Orgulho de ter participado desta conquista, tuitou o petista.

Fernando Haddad se refere ao recente anúncio do Ministério da Educação sobre o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN). Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845,63.

A definição do valor acontece após pressão dos profissionais da educação, movimentos populares e parlamentares progressistas que exigiram a manutenção do critério previsto na atual Lei 11.738 de 2008.

Segundo a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país. Esta é a maior correção salarial concedida à classe desde o surgimento da Lei do Piso em 2008.

Economia