Grupo Marista demite professores e abandona estudantes em Curitiba

A comunidade escolar da PUCPR foi tomada por indignação nesta terça-feira, 19 de setembro, quando uma reportagem exclusiva do Blog do Esmael revelou na noite de ontem (18/9) que a TECPUC, uma instituição de ensino profissionalizante com 30 anos de história, teve suas atividades encerradas.

Pais, alunos e professores não esconderam seu descontentamento diante do lema adotado pelo Grupo Marista Brasil, responsável pelo empreendimento, que proclama “Maria, a Mãe Boa” em seus comunicados sobre a demissão dos educadores e o fim das aulas.

A ironia não passou despercebida, e um leitor do Blog do Esmael expressou seu sentimento em um comentário:

“Maria, a Boa Mãe que deixou professores desempregados e famílias sem uma devida explicação. Enfim, a hipocrisia.”

Uma mãe, identificada como “Angélica,” relatou ao Blog do Esmael que o Grupo Marista não ofereceu qualquer apoio aos cerca de 500 alunos da TECPUC.

Segundo ela, “eles simplesmente comunicaram o encerramento e cada pai terá que lidar com o término dos cursos de seus filhos”.

Economia

“Estamos sendo tratados com total descaso e desrespeito pela rede Marista, que prega valores cristãos, mas toma essa decisão unilateral de encerrar as turmas do ensino médio integrado/técnico, afetando diretamente o desempenho escolar e emocional de nossos filhos. É inadmissível que nossos filhos tenham que concluir os estudos em outras escolas, correndo o risco de ter que iniciar o ensino médio novamente”, declarou “Priscilla”, outra mãe de aluna.

“Loraine” ressaltou que a PUCPR afirmou que as turmas em andamento receberão a devida atenção e cuidado, garantindo que os atuais estudantes possam concluir seus estudos normalmente.

No entanto, ela questionou:

“Foi exatamente o oposto do que nos comunicaram em uma reunião ontem à noite. Disseram que os cursos serão finalizados até o final do ano letivo atual e que não haverá continuidade para 2024. Como ficam os alunos dos primeiros e segundos anos? Que tipo de conclusão de estudos é essa?”

Outra mãe, chamada Kelem, expressou sua indignação:

“No início do ano, matriculei meu filho e ninguém mencionou a possibilidade de encerramento do curso técnico. Um absurdo com pais, professores e alunos. É um direito adquirido dos estudantes matriculados concluir seus cursos sem nenhum prejuízo. Pais e responsáveis devem denunciar se esse direito não for garantido.”

Heitor Carlos Assunção, também pai de aluno, enfatizou que o fechamento da TECPUC foi uma decisão unilateral. Ele questionou:

“Sou pai de aluno e me sinto desrespeitado por uma decisão unilateral, onde simplesmente dizem que vão extinguir o ensino integrado e não darão continuidade aos alunos matriculados na instituição. Os prejuízos para os pais e alunos vão além do material, uma vez que estamos iniciando um processo de retomada pós-pandemia. Onde está a humanização e o respeito ético que a instituição Marista prega?”

Jéssica Nunes, mãe de aluna, também expressou sua frustração:

“O prejuízo é real! Sou mãe de uma aluna do 1º ano do Ensino Médio técnico, e a instituição afirma que encerrará as atividades em 2023. Ou seja, os alunos do 1º e 2º ano não poderão concluir o curso, apenas o ano vigente. Isso significa que o investimento em um ensino com grade diferenciada foi desperdiçado. É um total descaso com as famílias, já que deveriam não aceitar novas matrículas e, de fato, concluir a formação dos alunos matriculados!”

Alexandre Szundy observou que os professores foram avisados por e-mail, e os pais foram informados de repente, sem qualquer solução para evitar prejuízos aos adolescentes. Ele classificou a situação como “um absurdo.”

Débora, outra mãe, criticou veementemente a decisão:

“Absurdo, nosso filhos que estão no primeiro e no segundo ano não conseguirão terminar o que se propuseram a estudar. Simplesmentemente foram informados que em 2023 as atividades serão ecnerradas e eles não conseguirão se formar. NO caso da minha filha, ela estudou ois anos do técnico e sairá sem poder fazer o terceiro ano e recer seu tão sonhado diploma. Descaso, irresponsabilidade.”

Pela média dos comentários, os padres do Grupo Marista não irão para o Céu… Ou não?

Aqui está a íntegra de um comunicado do TECPUC:

COMUNICADO

O TECPUC informa que, depois de cautelosa análise, decidiu pelo encerramento da oferta do Ensino Médio Técnico Integrado, ao fim do ano letivo de 2023. A decisão acompanha a determinação da descontinuidade e encerramento dos cursos profissionalizantes e técnicos subsequentes ofertados pela PUCPR. 

A Instituição agradece às famílias e estudantes que estiveram conosco nessa caminhada feita de amor pela educação e compromisso com a missão marista. Os frutos desse trabalho serão colhidos por muito tempo por meio dos milhares de projetos de vida tocados e transformados pelo TECPUC. 

As famílias poderão contar com o suporte neste momento de transição e todo cuidado será tomado para que o desenvolvimento dos estudantes não seja impactado. A equipe está à disposição para quaisquer dúvidas que possam surgir nesse momento.

LEIA TAMBÉM

21 Respostas para “Grupo Marista demite professores e abandona estudantes em Curitiba”

  1. Sou grato a grupo pela formação acadêmica da minha filha, mas, está atitude não está correta em relação aos alunos e seus familiares que esforçam-se para pagar as mensalidades e ver os seus filhos(as) formados. Deveria era manter os cursos até há última turma se formar e não mais realizar provas de seleção para novas turmas até a conclusão dos cursos vigentes. Assim, os alunos concluiriam seus estudos e sonhos e a PUC ficava incólume ao ato errado praticado. Infelizmente, pensaram somente no financeiro e esqueram dos sonhos dos seus alunos e familiares.

  2. Uma vergonha, um descaso sem tamanho, a frustração de nossos filhos e a nossa … não sei nem explicar, me senti em uma banca de esquina trocando figurinhas da copa, o dono da banca avisou de noite que no outro dia fecharia, pois a copa acabou…Um absurdo , não podemos nos calar e aceitar está decisão, se querem interromper as atividades cumpram o tratado e sejam profissionais!!! @Marista/ @ TEC PUC

  3. Não tenho pena de nenhum dos dois lados, nem da PUC mercadológica mercenária que bota aluno no Serasa e nem desse público de alunos que mete a boca em universidade pública e são os primeiros a apoiar privatização de todo ensino superior público.

  4. Revoltante o que estamos passando , por causa da falta de compromisso e de qualquer princípio ético do grupo Marista. Quando se escolhe um colégio para os filhos, leva-se em conta inúmeros fatores, mas eles acham que simplesmente fazendo um convênio com outro outro colégio e desovando todos os alunos, resolveu o problema. Sem contar a falta de respeito com os professores , que também foram demitidos de surpresa, muitos choraram nas aulas. Muito triste o que está acontecendo, são sonhos que estão sendo destruídos. E ainda têm coragem de falar em princípios Maristas.

  5. Só acho que não deveriam generalizar acusando o grupo e a própria PUC. São muitos os segmentos. Cada um com sua gestão. Os cursos técnicos do TECPUC estão ativos até que o último aluno se forme. Infelizmente não aconteceu da mesma forma com o integrado.

  6. Que jornalismo tosco! A primeira coisa a fazer seria ouvir os representantes do Grupo Marista. Todos têm direito a explicar e defender seu lado.
    Blog sensacionalista para pessoas de opinião fraca.
    E ainda por cima faz uma notícia mentirosa. Dá a entender que as aulas foram encerradas imwdiatamente, e não é verdade. A Nota do Grupo Marista deixa claro que a TECPUC será encerrada AO FINAL DO ANO LETIVO DE 2023. Ou seja, os alunos não ficaram “largados”. Está sendo avisado com antecedência para que todos se organizem para 2024.
    A instituição não é obrigada a continuar com os cursos se isso lhe causa prejuizo.
    Aos hipócritas: Pensem antes de criticar!

  7. Rede marista nao é uma rede de ensino baseado nos princípios religiosos. É baseado na ganancia monetária como em todas as igrejas tanto a Católica, a s evangelicas estilo Universal ( arģhhh) , as pentecostais e neo pentecostais. O objetivo de todas é um so : dinheiro, muito dinheiro. Agem igual como os fariseus no templo que Jesus os expulsou.
    Sou o Carlos 41 984795134 um patriota espírita kardecista e trabalhador honesto

  8. Estudei na Federal e na PUC. Pagaria qualquer faculdade pros meus filhos, menos a PUC. Só faltava te cobrarem pra respirar lá dentro. O atendimento dos funcionários era péssimo, não tinha uma pessoa que não tinha uma história sobre ter sido mal atendido, atendido com descaso, com deboche. Ao contrário da Federal, onde mesmo não pagando nada os funcionários eram gentis e solícitos. Não gosto nem de passar na frente, minhas boas lembranças são as amizades, e só. E sim, instituições católicas são as mais mercenárias que existem, nem se dão ao trabalho de disfarçar.

  9. Muito triste, isso.
    É realmente um Descaso, tanto quanto para com seu corpo docente, quanto ao corpo discente e seus familiares, que confiaram na Instituição e, sonharam juntos ver seus filhos formados num.desses cursos, cada vez mais necessários para o futuro.

  10. Me formei na PUC e durante quase todo meu curso fui de estagiário a funcionário CLT da apc como era chamado na época, trabalhei na área de TI então percorria vários lugares do grupo, mas principalmente hospital cajuru e santa casa. Enfim… Vi corrupção rolando solta. Quer um exemplo de como eles gostam de dinheiro? Na minha época pegaram eles comercializando sistemas utilizando o link de Internet que o governo bancava, na época acho que era gestão da UFPR. Pessoal da infraestrutura bem loucos arrumando a cagada dos irmãos lá de cima.

  11. Aconteceu comigo que estava matriculada no curso técnico em enfermagem, tranquei para ganhar meu filho. Fui voltar e me retornaram que eu poderia finalizar os dois semestres que faltavam em período integral (se quisesse) visto que não haveria mais polo em 2024.
    Eu trabalho no contra turno e integral não era uma opção para mim. So tive a opção de buscar a ementa, o histórico e sair procurando outro curso. Porém, faltando apenas 1 semestre de aula e 1 de estágio, tão pouco antes do fim, é difícil encontrar alguma escola que aceite. Ainda não encontrei

  12. Os alunos ficaram largados sim! Estão passando agora por negociações nas filas de espera em escolas que talvez não consigam absorver todos os alunos e alguns terão que regredir ano escolar para conseguir processeguir com os estudos! Além disso esse “apoio” que divulgam estarem dando é mentira! Largaram nosso filhos da pior forma possível, alguns alunos sequer terão a oportunidade de terminar um curso equivalente ao que começou.

Deixe um comentário