Globo tem prejuízo com a Copa, apesar da exclusividade na transmissão e audiência recorde

Guilherme Ravache, colunista do UOL, conta que a Globo teve recorde de audiência e vendeu todas as cotas de patrocínio, mesmo assim a conta da Copa não fecha na emissora carioca.

Segundo o articulista, o aumento dos custos dos direitos esportivos e a queda de receita é problema de todas as gigantes de mídia no mundo.

Ravache recorda que insatisfeita com resultados, por exemplo, a Disney demitiu seu CEO nesta semana, Warner Bros. Discovery pode ser a próxima a trocar de liderança em breve. Ou seja, ele sugere que a guilhotina será acionada em breve na emissora dos Marinho.

O colunista do UOL afirma ainda que a Globo vendeu mais de R$ 1 bilhão em patrocínios nesta Copa. Os números de audiência do jogo do Brasil com a Sérvia também foram ótimos.

Crise financeira é estrutural na Globo

A Globo massacrou concorrentes e TV paga no ibope, resumiu o também colunista Ricardo Feltrin. Segundo dados da Kantar Media, a TV Globo registrou 50 pontos de audiência (com picos de 53) e 76% de “share” na Grande São Paulo.

De acordo com Gilherme Ravache, a conta não fecha porque nunca fechou. “A publicidade não paga a conta de direitos”, escreve ele.

Economia

“A principal razão são os altos custos dos direitos de transmissão. Os direitos que a Fifa cobrava no Brasil estavam entre os mais caros do mundo. Acima do nível de países europeus. O valor atual é o equivalente a quase R$ 500 milhões anuais, encarecidos por uma cláusula que garante exclusividade para a emissora”, conta o colunista.

Para driblar essa crise financeira estrutural, a Globo renovou com a Fifa até 2026 com um adendo não prevendo mais exclusividade nas transmissões em TV aberta e por assinatura.

O dilema da Globo continuou mesmo apertando os custos que ela controla acerca da produção e transmissão da Copa no Catar. Mas não consegue reduzir comissão de agências e impostos, o que derruba o faturamento em publicidade.

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