Gilmar Mendes desfaz mal-entendido sobre Curitiba: 'gérmen do fascismo foi a Operação Lava-Jato'

Gilmar Mendes desfaz mal-entendido sobre Curitiba: ‘gérmen do fascismo foi a Operação Lava-Jato’

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelas redes sociais, defez nesta terça-feira (09/05) mal-entendido sobre Curitiba. Ele havia atribuído ontem à capital paranaense o título de gérmen do fascismo, durante entrevista no programa Roda Viva. No entanto, hoje ele esclarece que se referia à autoproclamada “República de curitiba”, a Operação Lava-Jato e os juízes dessa força-tarefa.

“Ontem, em entrevista ao Roda Viva, usei uma metonímia que merece explicitação. Jamais quis ofender o povo curitibano. Não foi Curitiba o gérmen do facismo; foi a assim chamada “República de Curitiba” (Operação Lava-Jato e os juízes responsáveis por ela na capital paranaense)”, esclareceu o ministro Gilmar Mendes.

Os políticos que tiveram parte com o bolsonarismo até recentemente tomaram a declaração do magistrado como uma “ofensa”, embora eles soubessem que se tratava dos antigos titulares da 13ª Vara Federal de Curitiba e da força-tarefa Lava Jato. Ou seja, Gilmar Mendes declinou na entrevista os nomes do ex-juiz Sergio Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol.

“Não confundam o bom povo Curitibano e o grande nome da nossa amada Curitiba com qualquer briga política”, pediu o árbitro Rafael Greca (PSD), prefeito da capital do Paraná.

“Tem toda razão! A Lava Jato foi pura briga política!”, concordou o advogado Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, um dos advogados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governador Ratinho Jr (PSD), por sua vez, tinha classificado como “uma fala infeliz” do ministro Gilmar Mendes, que, segundo o mandatário estadual, atacava gratuitamente Curitiba e os paranaenses. “O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito”, desagravou.

Turismo Foz

A Câmara Municipal de Curitiba, de maioria conservadora, pró-bolsonarismo, também entrou na vibe de desagravar a capital. No entanto, o rápido esclarecimento do ministro Gilmar Mendes esvaziou a intentona.

Linha PAI

LEIA TAMBÉM

One Reply to “Gilmar Mendes desfaz mal-entendido sobre Curitiba: ‘gérmen do fascismo foi a Operação Lava-Jato’”

  1. Infelizmente já falou. E uma palavra mal expressada acaba como gerenlismo do povo paranaense. Nem todos aqui são adeptos do Morismo. Tem gente que pensa antes de votar.

Comments are closed.

Prefeitura de Londrina Sustentabilidade