Aliança suprapartidária, a “Geringonça 2024”, pode impactar as eleições municipais em todo o país
Proposta visa reunir diversas federações para disputar as eleições nos municípios paranaenses e, possivelmente, nos demais estados
As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e as articulações políticas já começaram a ser feitas. Uma das principais novidades é a proposta de formação de uma aliança suprapartidária, chamada por Elton Barz, presidente do PCdoB do Paraná e vice-presidente da Federação Brasil Esperança (FE Brasil), de “Geringonça 2024”.
Saiba o que é a Geringonça 2024:
- As eleições municipais de 2024 estão próximas e já estão sendo feitas articulações políticas.
- Uma novidade é a proposta de formação de uma aliança suprapartidária chamada de “Geringonça 2024”, proposta por Elton Barz, presidente do PCdoB do Paraná e vice-presidente da Federação Brasil Esperança (FE Brasil).
- A aliança reuniria diversas federações, incluindo a Federação Brasil da Esperança, a Federação PSOL Rede, a Federação PSDB e Cidadania, e a Nova Federação PSB PDT SD, para disputar as eleições municipais nos 399 municípios paranaenses, podendo impactar nos demais 26 estados.
- A reunião de lançamento da articulação suprapartidária será realizada em Curitiba em 27 de março.
- A iniciativa já está gerando discussões e expectativas no meio político paranaense.
- O PT, o maior partido desse campo, poderá apresentar nomes para a aliança.
- A proposta é ainda incipiente, e muitas questões precisam ser discutidas, como a escolha do candidato da aliança em cada município.
- O Blog do Esmael irá acompanhar o desenvolvimento da Geringonça 2024.
Segundo Barz, essa aliança reuniria diversas federações, incluindo a Federação Brasil da Esperança, a Federação PSOL Rede, a Federação PSDB e Cidadania, além da recém-criada Nova Federação PSB PDT SD. O objetivo seria formar uma “geringonça partidária” para disputar as eleições municipais nos 399 municípios paranaenses e, segundo ele, esse movimento pode impactar nos demais 26 estados. Ou seja, a Geringonça pode se tornar uma realidade política nos 5.700 municípios brasileiros que realizarão eleições para as respectivas prefeituras no ano que vem.
No próximo dia 27 de março, será realizada uma reunião de lançamento da articulação suprapartidária em Curitiba. Essa seria uma oportunidade para pré-candidatos sonharem com a chance de tentar novamente chegar ao Palácio 29 de Março, sede do executivo municipal curitibano.
Ao menos dois players, os deputados Goura (PDT) e Luciano Ducci (PSB), se destacam em meio a essa movimentação de bastidores políticos na capital do Paraná. No entanto, outros nomes poderão surgir, principalmente do PT, que é o maior partido desse campo que hoje pode aglutinar as quatro federações existentes no País.
Note, caro leitor, que a Federação Brasil da Esperança, a Federação PSOL Rede, a Federação PSDB e Cidadania e a recém-criada Nova Federação PSB PDT SD estão na base de sustentação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, ou em vias de oficializar apoio ao Palácio do Planalto.
A proposta de uma aliança suprapartidária como essa ainda é bastante incipiente, e muitas questões ainda precisam ser discutidas, como por exemplo, quem seria o candidato da aliança em cada município. No entanto, a iniciativa de Elton Barz já está gerando discussões e expectativas no meio político paranaense. Resta agora acompanhar de perto como essa história vai se desenrolar.
O Blog do Esmael vai continuar acompanhando o desenvolvimento da Geringonça 2024.
O que é uma Geringonça?
A “geringonça” é um termo utilizado na política portuguesa para se referir à aliança entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português, que governou Portugal entre 2015 e 2019. Essa aliança foi formada após as eleições legislativas de 2015, nas quais o Partido Socialista não conseguiu uma maioria absoluta e precisou buscar apoio dos outros partidos de esquerda para formar um governo.
A geringonça foi bem-sucedida em aprovar diversas medidas e reformas durante o seu mandato, apesar das diferenças ideológicas entre os partidos que a compunham. O termo “geringonça” acabou se popularizando e sendo utilizado também em outros países para se referir a alianças políticas inusitadas ou improváveis.
Sobre a Geringonça no Paraná e no Brasil
A ideia da “Geringonça” no Brasil é a formação de uma aliança suprapartidária para disputar as eleições municipais em 2024, como descrito na pergunta anterior. A iniciativa é liderada por Elton Barz, presidente do PCdoB do Paraná e vice-presidente da Federação Brasil Esperança (FE Brasil), e reúne diversas federações, incluindo a Federação Brasil da Esperança, a Federação PSOL Rede, a Federação PSDB e Cidadania, além da recém-criada Nova Federação PSB PDT SD.
Essa aliança não necessariamente tem relação direta com a Frente Ampla liderada pelo presidente Lula, que é uma iniciativa política mais ampla para reunir diferentes setores da sociedade em torno de um projeto comum para o país. No entanto, é possível que alguns partidos e grupos que fazem parte da Frente Ampla também estejam envolvidos na Geringonça.
O que também une a “Geringonça”, além do apoio a Lula, no Paraná, é a oposição ao governador Ratinho Junior (PSD), que insiste em uma pauta neoliberal herdada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A maioria desses partidos nessa concertação chamada “Geringonça” é contrária às privatizações da Copel, da Sanepar, da Ferroeste, e da volta do pedágio mais caro do mundo.
LEIA TAMBÉM
- De olho em 2024, PT planeja ofensiva eleitoral em Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Guarapuava
- Curitiba 330 radares: algo a comemorar, além da indústria da multa e tarifa do ônibus cara?
- Eleições 2024: Guilherme Boulos diz que cidade de São Paulo está sem prefeito
- Beto Richa: O que você precisa saber sobre as acusações de Deltan Dallagnol
- Pedágio no Paraná: omissão, medo e pressa – Artigo de Arilson Chiorato
- O preço da picanha caiu, agora é preciso aumentar o poder de compra do salário