Financial Times desmente Globo: ‘Não é a Gleisi Hoffmann que gera instabilidade no mercado financeiro’

O jornal britânico Financial Times desmentiu a Globo e seus comentaristas da GloboNews sobre a natureza da crise financeira e bancária no Brasil e no mundo. De acordo com a publicação liberal, da terra do Rei Charles III, os bancos globais perderam quase US$ 500 bilhões em valor de mercado como resultado da recente crise causada pelo colapso do Silicon Valley Bank (SVB).

No entanto, para os comentaristas da GloboNews – subsidiária à cabo da emissora carioca – as instabilidades eram causadas pela presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), que tem sido aguerrida contra a taxa de juros altos e a política de preços da Petrobras, que encarece os combustíveis e impulsiona a inflação sobretudo em cima dos alimentos.

Ao comentar reportagem do FT, o ex-ministro Tarso Genro ironizou a emissora dos Marinho: “Credo! E eu que já estava acreditando que a Gleisi é que gerava instabilidade no “mercado global” como dizem comentaristas liberais da Globo News!”

Segundo o Financial Times, os bancos nos EUA, Europa e Japão perderam coletivamente US$ 459 bilhões em valor de mercado apenas neste mês, com os EUA experimentando o declínio mais acentuado de 18% no índice KBW Bank.

Os esforços para estabilizar o sistema financeiro tiveram apenas um sucesso limitado, observa o jornalão britânico.

Reguladores realizaram conversas na sexta-feira (17/3) para discutir como acalmar os temores sobre a saúde do sistema financeiro, com alguns focando em opções para estabilizar o Credit Suisse e suas subsidiárias internacionais.

Economia

Executivos e membros do conselho do Credit Suisse também estão discutindo o futuro do banco, que vem enfrentando crise após crise há anos.

Apesar de o mundo dizer que o capitalismo entrou em colapso, a Globo continuará a dizer no Brasil que a Gleisi e o PT são os responsáveis pela crise. A emissora dirá que para superar a debacle, os trabalhadores terão de pagar a conta outra vez por meio de juros altos e combustíveis dolarizados. Além disso, advogarão os comentaristas da GloboNews, é importante os bancos aplicarem as maiores taxas de juros sobre os aposentados e pensionistas do INSS.

LEIA TAMBÉM

4 Respostas para “Financial Times desmente Globo: ‘Não é a Gleisi Hoffmann que gera instabilidade no mercado financeiro’”

Deixe um comentário