Estadão revela que Bolsonaro é o pai do orçamento secreto, após exame de DNA

Jornalão paulistano garante que verificou e constatou que Bolsonaro mente ao dizer que não é responsável pelo orçamento secreto

O jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, disse que após minunciosa verificação concluiu que o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) mentiu somente quando piscou na entrevista/sabatina do SBT de sexta (21/10) cujo pool ainda reuniu Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil.

O problema é que Bolsonaro piscou mais do que o normal, segundo os telespectares que acomparam a sabatina. Ele piscava mais que a senadora Soraya Thronicke (União-MS), que disputou no primeiro turno a eleição presidencial.

A checagem do Estadão Verifica fulminou Bolsonaro sobre a questão do orçamento secreto.

Bolsonaro disse que vetou o orçamento secreto, mas que o Congresso derrubou o veto. No entanto, como a mentira tem pernas curtas, ele foii desmentido pelo jornalão: “é enganoso.”

– Como mostrou esta checagem, a primeira tentativa de aprovar o orçamento secreto, de fato, partiu do Congresso e foi vetada por Jair Bolsonaro. Em dezembro de 2019, no entanto, o chefe do Executivo recuou do próprio veto e encaminhou novo projeto de lei que criou a emenda RP9 – explicou a publicação.

Economia

– O esquema foi revelado pelo Estadão, que mostrou, em uma série de reportagens, que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, havia convencido o presidente de que o orçamento secreto engessaria a economia. O atual ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, ressuscitou a proposta e, dessa maneira, Bolsonaro voltou atrás na decisão de barrar a medida – capitalizou.

Após o exame de DNA, o Estadão revelou ao País que Jair Messias Bolsonaro é o verdadeiro pai do orçamento secreto no Congresso Nacional.

O Estadão ainda verificou mentiras de Bolsonaro em falas sobre censura nas redes sociais, índice de homicídios, preservação do meio ambiente, economia na pandemia, votação do Auxílio Brasil, valor do Bolsa Família, política sobre drogas, toma-lá-dá-cá com ministérios, intervenção do Centrão nos bancos públicos, Programa de alfabetização premiado pelo Banco Mundial, Alfabetização infantil, dentre outras.

Ou seja, Bolsonaro só mente quando pisca e ele teve uma crise que o levou piscar excessivamente durante a sabatina do SBT.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM