Donald Trump é indiciado em NY em caso de pagamento de ‘suborno’ para uma atriz pornô

Segundo uma fonte familiarizada com o assunto, Donald Trump deverá entregar-se às autoridades na próxima semana

Um grande júri em Manhattan votou nesta quinta-feira (30/3) para indiciar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um caso de ‘suborno’ para uma atriz pornô chamada Stormy Daniels em 2016.

Quatro fontes não identificadas com conhecimento do caso disseram ao The New York Times.

É a primeira vez na história que um ex-presidente dos Estados Unidos ou em exercício foi indiciado em um processo criminal.

Outra fonte com conhecimento do caso diz à agência noticiosa americana AP que Trump deverá ‘render-se às autoridades na próxima semana’.

Em meados de março, Trump escreveu em seu site de mídia social Truth Social que logo seria preso no caso. A esse respeito, ele convocou seus seguidores a protestar.

Economia

“Protesto! Leve de volta nosso país!”, ele escreveu.

O caso contra o republicano de 76 anos é sobre Trump supostamente ter pago ao ator pornô Stormy Daniels 130 mil dólares – pouco menos de 662 mil reais – para manter silêncio sobre um caso que ela afirma ter tido com ele.

O pagamento deve ter ocorrido antes da eleição presidencial de 2016, vencida por Trump. Isso foi afirmado pelo ex-advogado de Trump, Michael Cohen.

Neste contexto, pode ter havido uma violação da Lei da Contabilidade, escreve a agência de notícias AFP.

Cohen testemunhou perante o grande júri e admitiu que pagou a Stormy Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, US$ 130 mil. De acordo com Cohen, foi dinheiro que ele desembolsou para Trump e que posteriormente foi reembolsado por ele.

Ao longo do caso, Trump negou ter um relacionamento com Daniels e chamou a investigação de ‘caça às bruxas’. Ele também nega ter pago pelo silêncio dela.

Um grande júri é um grupo maior de pessoas designadas para determinar se há provas suficientes para indiciar um caso.

As quatro fontes não identificadas disseram ao The New York Times que a acusação contra o ex-presidente provavelmente será publicada nos próximos dias.

Donald Trump está concorrendo às eleições presidenciais dos Estados Unidos no ano que vem. A acusação pode afetar a campanha eleitoral que antecede a eleição em novembro de 2024.

Trump alega que sofre perseguição política dos democratas pelo promotor do caso supostamente financiado por George Soros.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário