Deputado estadual Renato Freitas é retirado de voo e revistado pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu [vídeo]

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) passou por uma situação constrangedora nesta semana. Ele foi retirado de um voo em Foz do Iguaçu para passar por uma inspeção aleatória realizada pela Polícia Federal. Freitas estava retornando a Curitiba após cumprir uma agenda a convite do Ministério dos Povos Indígenas. Abaixo, assista o vídeo.

A abordagem ocorreu pouco antes da decolagem, quando os policiais entraram na aeronave e retiraram o deputado da cabine para revistá-lo. Toda a situação foi filmada pelo celular de Freitas e, após a revista, os policiais o liberaram para embarcar novamente.

O deputado descreveu a abordagem como humilhante e questionou a prática de revistas aleatórias pela Polícia Federal. A repercussão do caso nas redes sociais também foi grande, com internautas expressando indignação e surpresa com a situação vivida por Freitas.

“Hoje estou voando para Londrina, e semana que vem para o Rio de Janeiro. Espero que, ao contrário desse sorteio no Aeroporto de Foz do Iguaçu, eu não seja escolhido aleatoriamente de novo, kkkkk Mega-Sena que é bom nada, só sorteio ruim kkkk Tamo junto família, o lar do passarinho é o ar e não o ninho”, escreveu no Twitter o deputado humilhado.

Advogados também se manifestaram nas redes sociais, destacando que nunca tinham ouvido falar de uma revista aleatória no meio de um voo e questionando se a abordagem teria sido motivada por racismo ou alguma outra forma de preconceito.

“Eu viajo muito a pelo 30 anos e eu nunca fui retirado de voo nenhum pra esse tipo de inspeção. No máximo, o que acontece na hora que você passar no detector de metais. Evidente o racismo e a sacanagem”, disse o advogado Guilherme Gonçalves.

Economia

Outro advogado, Daniel Godoy Junior, afirmou que em seus 62 anos nunca viu ninguém ser retirado de uma avião para revista “aleatória”.

No vídeo, Renato Freitas acusa dos agentes da PF de praticarem racismo.

Espera-se que o caso de Renato Freitas ajude a levantar o debate sobre a prática de revistas aleatórias pela Polícia Federal, possível racismo e perseguição política do parlamaentar que alega ter seus direitos e sua dignidade violados. O Blog do Esmael se solidariza ao deputado Renato Freitas.

Assista o vídeo:

Confira o boletim da ocorrência da PF no Aeroporto de Foz do Iguaçu:

No documentos, os agentes federais relatam que o sistema de escolha aleatória é feita automaticamente e que o passageiro, Renato Freitas, não teria dado ouvidos ao seguir para a sala de embarque. Confira abaixo.

Livro - Aeroporto Internacional de Foz - Geração de documento da ocorrência
Livro – Aeroporto Internacional de Foz – Geração de documento da ocorrência

LEIA TAMBÉM

5 Respostas para “Deputado estadual Renato Freitas é retirado de voo e revistado pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu [vídeo]”

  1. É lógico que não existe isso de revista aleatória e foi um absurdo isso.
    Mas, chamar isso de racismo também já é demais. Povo se vitimiza.
    Eu também já fui revistado aleatoriamente e sou branco.
    Parem de ver racismo onde não existe.

Deixe um comentário