Dengue: Casos no Brasil ultrapassam 1 milhão, com Paraná em quarto lugar

O Brasil registrou 1.038.475 casos de dengue até sexta-feira (1º de março 2024), de acordo com dados do Ministério da Saúde. O número representa um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, 651 óbitos estão em investigação e 258 foram confirmados pela doença.

A faixa etária mais afetada pelo mosquito Aedes aegypti é a de 30 a 39 anos, com 202.531 casos. As mulheres representam a maioria das notificações nessa faixa etária, com 111.302 casos, enquanto os homens somam 91.229.

Paraná entre os estados com mais casos

O estado do Paraná ocupa o quarto lugar no ranking de casos de dengue, com 101.296 notificações. O município de Apucarana é o que apresenta o maior número de casos no estado, seguido por Curitiba, Londrina e Maringá.

As autoridades de saúde do Paraná alertam para a necessidade de medidas de prevenção contra a dengue, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o uso de repelentes e a proteção física, como telas e mosquiteiros.

Outras medidas de prevenção

Economia

A população também pode colaborar com as ações de combate à dengue no Paraná. É importante:

  • Manter calhas e caixas d’água limpas;
  • Remover água parada de pneus, vasos de plantas e outros objetos;
  • Cobrir tonéis e tambores;
  • Manter ralos fechados;
  • Denunciar criadouros do mosquito à Secretaria Municipal de Saúde.

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. É importante que a população esteja atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele e náuseas. Se apresentar algum desses sintomas, procure um médico imediatamente.

Combate à dengue é responsabilidade de todos

O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. As medidas de prevenção são essenciais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir o número de casos da doença.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde está trabalhando em conjunto com os estados e municípios para combater a dengue. O Ministério disponibiliza recursos para ações de prevenção e controle da doença, como campanhas de conscientização, distribuição de materiais informativos e inseticidas.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário