O ex-deputado cassado e ex-procurador da República, Deltan Dallagnol (Podemos), lançou um desafio público ao atual ministro da Justiça, Flávio Dino, gerando uma acalorada troca de mensagens no Twitter.
O ponto de atrito entre os dois protagonistas é a investigação sobre acordos firmados por procuradores brasileiros com autoridades estrangeiras, que vem causando tensão no cenário político.
No cerne das discussões está o governo Lula, alvo das alegações de Dallagnol de buscar uma “vingança implacável” contra seus opositores e de supostamente perseguir a finada Lava Jato, símbolo de perseguição a Lula e a petistas nos últimos 10 anos.
Dallagnol sustenta que o ministro da Justiça, Flávio Dino, estaria utilizando a Polícia Federal para investigar acordos internacionais sem que haja qualquer indício de crime previsto no Código Penal.
Por outro lado, Flávio Dino respondeu ao desafio de Dallagnol e tornou público o encaminhamento do caso à Polícia Federal para uma investigação detalhada.
O ministro da Justiça deixou claro que o objetivo é esclarecer a origem e o destino de bilhões de reais relacionados a esses acordos com autoridades estrangeiras.
O foco central da contenda reside no acordo envolvendo a Petrobras, no qual R$ 2,5 bilhões seriam depositados em uma conta vinculada à 13ª Vara Federal de Curitiba, sob gestão de uma fundação controlada pelo Ministério Público Federal (MPF).
Flávio Dino e a Advocacia-Geral da União (AGU) argumentam que Deltan Dallagnol agiu de forma irregular ao conduzir negociações diretas com autoridades estrangeiras, violando regras de cooperação jurídica internacional e assumindo indevidamente o papel de representante do governo brasileiro.
Segundo a AGU, Dallagnol e outros envolvidos alegavam que teriam apenas participação no fundo, porém, as dúvidas sobre a legitimidade e transparência dessas tratativas impulsionaram o caso ao centro do debate político e jurídico, elevando a tensão entre as partes.
Ou seja, a tática de Dallangol é arrastar o ilícito cometido no âmbito da Lava Jato para a arena política.
Conforme novos desenvolvimentos surgirem, o Blog do Esmael estará atento para trazer as atualizações pertinentes sobre o tema.
LEIA TAMBÉM
Vc achava que estava junto com o senhor Dallagnol.
Mas. Vc mentiu e agora vem a conta do céu e da terra, energumeno…… tá bom ou quer mais…….infeliz!
Dallagnol, está vindo a conta com correções.
Ou vc achava que todos eram burros, como vc!
O Dallagnol está querendo aparecer. Acho melhor ele pinta a b…da de vermelho e subir em um posto que vai dar mais ibope. Se procurar confusão com o DINO, ele vai aprender da forma mais dolorida que não mexe com quem está quieto.
O despreparado Dallagnol escolheu o adversário errado hahahahah, Dino vai engolir ele frito com farofa! 😂😂😂😂😂