CUT e Senge apelam para Lula contra a privatização da Copel; assista

Os presidentes da CUT, Márcio Kieler, e do Senge, Leandro Grasmann, ambos do Paraná, fizeram um apelo para que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), intervenha contra a privatização da Copel (Companhia Paranaense de Energia). Eles participaram do Podcast do Esmael na quarta (2/8), cuja transmissão multicanais é encabeçada pelo Blog do Esmael.

Kieler reafirmou a disposição da CUT-PR de lutar até o último segundo em defesa da Copel Pública, contra a sanha neoliberal que quer substituir a qualidade dos serviços e modicidade das tarifas em fonte lucros abusivos. Ele destacou que uma empresa pública tem objetivo de cumprir sua função social, não gerar lucros, embora a Copel seja altamente lucrativa e eficiente.

Para Grassmann, há um risco de os paranaenses ficaram reféns de monopólios privados. O presidente do Senge-PR resssaltou que energia ambudante e barata gera conforto, renda e assegura a qualidade de vida das pessoas, bem como promove a dignidade da pessoa humana – direito constitucional fundamental.

Kieler e Grassmann, durante o Podcast do Esmael, criticaram a decisão do TCU de ignorar denúncias dos deputados estaduais e federais do Paraná sobre subavaliação no bônus de outorga de três usinas da Copel. Eles também não pouparam ministros do governo do presidente Lula, que, segundo eles, estão fazendo o jogo de especuladores e banqueiros que estão de olho na Copel.

Grassmann disse que fez o “L” para garantir a Copel Pública, no entanto, ele vê omissão do presidente Lula que não fala sobre essa criminosa e escandalosa privatização. O dirigente sindical, porém, dá o direito à dúvida ao considerar que fizeram uma bolha para não deixar essas informações chegarem ao mandatário.

Márcio Kieler e Leandro Grassmann fizeram um apelo para Lula, que reverta essa privatização na condição de acionista da Copel, via BNDES, ou revogando um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilita a venda da companhia.

Economia

A privatização da Copel está marcada para o próximo dia 10 de agosto, portanto, daqui a uma semana. Tic-tac, tic-tac, contra o povo paranaense.

Assista ao Podcast (02/02/2023):

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário